Para além de várias dezenas de polícias e outros agentes da segurança pública, e de simpatizantes da organização, passaram pelo salão nobre do Clube Banda de Nossa Senhora da Luz o xerife do condado de Bristol, Thomas Hodgson, o chefe luso-americano da Polícia de Stoughton, Manuel Cachopa, um alto representante da Massachusetts Police Association, James M. Machado, e duas figuras de proeminência na estrutura da PAPA - o capitão Anthony Campos, presidente da Sucursal fundadora de New Jersey e o major Norman Miranda, presidente da PAPA/Rhode Island.
O ponto alto da cerimónia, centrou-se em redor da atribuição de 7 bolsas de estudo — no valor total de 3.500 dólares — a luso-americanos apostados em investir na educação: Albino Faria (de Fairhaven), Andrew Nystrom (Taunton), Cindy Melo (Rochester), Katelyn Teixeira (Raynham), Elizabeth Botelho, Philip Ferreira e Susana Aniceto (de New Bedford).
Segundo disse o presidente da Sucursal #2 ao PORTUGUESE TIMES, Mário Duarte, as bolsas destinam-se a alunos de origem portuguesa que não têm necessariamente que estar ligados à segurança pública.
O apoio ao ensino tem norteado a PAPA em Massachusetts, onde a sucursal local
já atribuiu, desde a sua fundação em 1994, quarenta bolsas de estudo, num esforço muito louvável.
“Todos os anos levamos a cabo um torneio de golfe e uma noite dançante para a angariação de fundos destinados às bolsas”, explica Duarte, que nasceu em São Miguel, nos Açores, emigrou para a América em 1970 e hoje está ligado, como polícia, a um centro prisional em Bridgewater — sendo presidente da PAPA/Massachusetts há dois anos.
Outro objectivo da sucursal, que engloba cerca de 300 membros, é promover o envolvimento cívico dos portugueses na sociedade americana. Como tal, e promovendo operações de registo de impressões digitais, ajudaram já mais de mil pessoas no seu processo de naturalização.
“É importante educar as pessoas, sobretudo os portugueses, em relação às suas obrigações e direitos perante a lei”, adianta Duarte, que se juntou à PAPA em 1995.
“Por isso também distribuímos panfletos em português para ajudar a comunidade”, acrescenta.
No 8º Banquete, a PAPA reconheceu ainda, pela sua coragem e dedicação à carreira, quatro luso-americanos do estado de Massachusetts: o tenente Scott Sylvia, o sargento Richard Netinho e os agentes Russell Marques e Scott Carola.
A Sylvia, Marques e Carola, foi entregue a ‘Gallantry Star’ e a Netinho o ‘valor Award’.
A comunidade empresarial portuguesa e luso-americana da região de New Bedford-Fall River, também contribuiu monetariamente para o êxito do banquete.
A PAPA foi criada por três luso-americanos ligados à segurança pública no estado de New Jersey, em 1992, e estão em fase embrionária as sucursais de Nova Iorque e Connecticut, região de grande concentração de agentes luso-americanos. A ass ociação, contudo, abre as suas portas a todos aqueles,espalhados pelos Estados Unidos, que tenham em comum dois factores: a origem portuguesa e a dedicação à carreira de segurança pública.



PARTILHAR:

XI Jornadas Luso-Galaicas de Ciência e Desenvolvimento

Caçadores sem armas