A empresa EDP Distribuição vai investir este ano 2,5 milhões de contos (12 milhões de euros) em Trás- os-Montes e Alto Douro para melhor a qualidade dos serviços e tornar a região mais atractiva aos investidores, foi hoje anunciado.

Marcelino Gonçalves, director da EDP da área de Trás-os-Montes e Alto Douro, referiu, em conferência de imprensa realizada em Vila Real, que a empresa está a apostar na melhoria da qualidade do fornecimento de energia eléctrica e da prestação dos serviços na região transmontana.
"Queremos criar condições para tornar Trás-os-Montes e Alto Douro uma região mais concorrencial de forma a que os investidores procurem, cada vez mais, localizar aqui as suas empresas", frisou.
Na área da rede de Trás-os-Montes, durante o ano 2001, A EDP vai gastar cerca de 2,5 milhões de contos, (12 milhões de euros), dos quais 1.687 (8,4 milhões de euros) destinam-se a investimentos e 968 mil contos (4,8 milhões de euros) a conservação da rede eléctrica da região.
Marcelino Gonçalves considera que, "para satisfazer as necessidades dos clientes e aumentar o desempenho das instalações, surgem necessidades de investimento que são supridas através de novas realizações".
Assim, a EDP vai proceder à instalação de 40 interruptores automáticos telecomandados e à dotação de telecomando de 16 interruptores auto-religadores dos 26 existentes na área da rede, com o objectivo de reduzir os tempos de indisponibilidade da rede de média tensão.
A empresa vai ainda instalar várias interligações da rede de média tensão para permitir um aumento do desempenho da rede e, consequentemente, uma redução de quedas de tensão e perdas.
Serão ainda instalados postos de transformação e respectiva rede de alimentação em média tensão para melhorar o fornecimento de energia bem como alimentar novos clientes.
A remodelação e ampliação das redes de baixa tensão e iluminação pública são outros dos objectivos que a empresa quer atingir ao longo deste ano.
Para Augusto Antunes, chefe do departamento de Conservação da EDP, "a manutenção da rede eléctrica das instalações é um factor muito importante para o bem desempenho da empresa".
Por esse factor, nos postos de alta e média tensão, a EDP vai realizar rondas das linhas pelo solo e por helicóptero, limpar as faixas de protecção, inspeccionar os contadores, proceder à manutenção de equipamentos.
Nas subestações e postos de transformação vai ser realizada inspecção geral, conservação preventiva (reparar avarias antes que elas surjam), limpeza e substituição dos equipamentos, enquanto nas redes de baixa tensão vai proceder-se à limpeza das faixas, substituição de equipamentos degradados e conservação de rotina da iluminação pública.
A EDP fornece energia eléctrica a 31 concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real e Viseu, onde possui mais de 272 clientes em regime de média tensão, baixa tensão especial e baixa tensão normal.
A rede eléctrica da região estende-se por 509 quilómetros de alta tensão, 4.832 quilómetros de média tensão, dos quais 164 são subterrâneos, e 8.077 quilómetros de redes de baixa tensão, que possuem 767 quilómetros em extensão subterrânea.
Naquela região a EDP possuiu 13 subestações, 2.971 postos de transformação e 163.514 pontos de iluminação pública.



PARTILHAR:

Centenário do nascimento de Santos Júnior

Para "perpetuar" o nome do pai