O gestor Octávio Rodrigues, candidato do PS à Câmara de Vila Pouca de Aguiar, no distrito de Vila Real, quer combater a desertificação no concelho através da captação de investimento gerador de emprego.

“O maior constrangimento do concelho reside no binómio desertificação/envelhecimento populacional. Este resolve-se captando investidores/investimentos geradores de emprego e a prioridade é estancar o êxodo populacional”, apontou.

Octávio Rodrigues, de 60 anos, licenciado em gestão, foi vereador sem pelouro pelo PS entre 2005 e 2009 e desde 2017 é líder do grupo parlamentar na Assembleia Municipal de Vila Pouca de Aguiar.

O socialista frisou que tem como ambição “incrementar a qualidade de vida dos aguiarenses”, considerando esse “um sonho concretizável”.

“Inverter a tendência de desertificação será, inquestionavelmente, o grande desiderato da equipa que lidero”, garantiu.

Octávio Rodrigues destacou também que a avaliação ao atual executivo “não pode ser positiva”, explicando que nos últimos anos entraram “milhões de euros para desenvolver o concelho”, mas “os dois principais problemas de que o mesmo padece acentuaram-se”, referindo a perda de população com capacidade crítica e de trabalho e uma “diminuição drástica” do número de empresas.

Para o candidato socialista, o concelho enfrenta uma “falta de mão-de-obra” que condiciona investimentos.

“Este condicionamento contribui para a redução de oportunidades, que, por sua vez, forçam muitos dos nossos conterrâneos a procurar lá fora o que não encontram cá dentro”, referiu, explicando que as soluções a “serem tomadas hoje apenas terão efeitos a médio/longo prazo”.

“Urge inverter a tendência. Impõe-se facultar aos nossos jovens oportunidades e remunerações condizentes com as suas qualificações. Não é imperativo que a via única seja o acesso aos quadros do município. O setor privado tem que emergir enquanto alternativa", analisou.

"Se Vila Pouca de Aguiar quer captar investimento, tem que se tornar um concelho acolhedor, apetecível, amigável e amigo do investimento e investidores. O município deve constituir-se como um agente facilitador, nunca como entrave ou força de bloqueio”, salientou ainda.

Octávio Rodrigues defendeu também “melhores ligações à rede de autoestradas” e “oferecer aos [empresários] interessados vantagens” face aos concelhos vizinhos “disponibilizando áreas de implantação e benefícios fiscais”.

A autarquia de Vila Pouca de Aguiar é liderada desde 2009 pelo PSD. Entre 2001 e 2009 esteve à frente da câmara uma coligação PSD/CDS-PP. Em 2017, os sociais-democratas conquistaram quatro mandatos, contra três do PS.

Além de Octávio Rodrigues, são candidatos o atual presidente que concorre ao terceiro mandato Alberto Machado (PSD), Frederico Fernandes (CDS-PP), Octávio Rodrigues (PS) e Victor Solinho Salgado (Chega).



PARTILHAR:

CDS-PP apresenta projeto-lei para baixar preços dos combustíveis

Acidente mortal em Parada