Se tudo correr como previsto, este deverá ser o último Verão em que a velha Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Montalegre, um dos «cancros» ambientais da vila, vai estar em funcionamento.
Ž
As obras do novo equipamento, que irá ser construído na aldeia de Donões, já começaram e deverão estar concluídas no início do primeiro trimestre do próximo ano, altura em que a nova ETAR deverá começar a funcionar.
Orçada em um milhão e 217 mil euros, a obra está a cargo da empresa intermunicipal Águas de Trás-os- -Montes e Alto Douro, a quem os municípios desta região concessionaram o abastecimento de água em alta e o saneamento.
O deficiente funcionamento da velha ETAR há muito que era reconhecida pela própria autarquia. No entanto, eram os vereadores da oposição (PSD) que questionavam o seu funcionamento e, sobretudo, a forma como a Câmara vinha procedendo à limpeza dos tanques da estação, onde se acumulavam as lamas provenientes da sedimentação das águas residuais. Ou seja, questionavam o facto de a Câmara colocar as ditas lamas, sem qualquer tratamento, a secar num terreno contíguo à estação e muito próximo do rio Cávado. Na opinião dos vereadores, as escorrências das lamas estavam a poluir o rio. E, por isso, no passado mês de Abril, os social-democratas chegaram mesmo a denunciar a situação ao serviços do Ministério do Ambiente em Chaves e a brigada verde da GNR chegou a ir ao local.



PARTILHAR:

Investimento de 250 mil euros

Einauguraçon de la Casa de la Cultura