Doze concelhos da região Norte registaram uma taxa de incidência superior a 960 novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, com Miranda do Douro a atingir os valores mais elevados, revela hoje um relatório oficial.

O documento da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), a que a Lusa teve hoje acesso, reporta a evolução da situação epidemiológica entre a terceira semana (de 15 a 21) e a última semana de dezembro (de 29 de dezembro a segunda-feira, 04 de janeiro).

Nos últimos 14 dias, foram 12 os concelhos da região Norte que registaram uma taxa de incidência superior a 960 novos casos por 100 mil habitantes e 40 os concelhos em que se verificou uma taxa de incidência superior a 480 novos casos, indica o relatório.

A taxa de incidência da região Norte fixa-se atualmente nos 660 novos casos por 100 mil habitantes a cada 14 dias, segundo o documento.

Dos 12 concelhos com uma taxa superior a 960 novos casos, três são no distrito de Bragança: Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro e Mogadouro.

Miranda do Douro é o município a Norte que apresenta a maior taxa de incidência: 2.620,8 novos casos por 100 mil habitantes.

Barcelos, Esposende, Póvoa de Lanhoso e Vila Verde, no distrito de Braga, registaram taxas de incidência de 1.105, 1.185, 1.065 e 982,7, por 100 mil habitantes, respetivamente.

No distrito do Porto, os concelhos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde também registaram taxas de incidência superiores a 960 novos casos, com as mesmas a fixarem-se nos 1.048 e 1.012, respetivamente.

Os concelhos de Ponte da Barca (no distrito de Viana do Castelo), Montalegre e Peso da Régua (ambos no distrito de Vila Real) também acompanharam estes valores, com as taxas a fixarem-se nos 1.055, 1.800 e 1.394 novos casos por 100 mil habitantes.

O relatório mostra ainda que 40 concelhos da região Norte apresentaram taxas de incidência superiores a 480 novos casos por 100 mil habitantes.

Destes 40, 11 são no concelho de Vila Real: Alijó, Boticas, Chaves, Mondim de Basto, Murça, Ribeira de Pena, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Valpaços, Vila Pouca de Aguiar e Vila Real.

Ao distrito de Vila Real sucede-se o distrito do Porto, onde 10 municípios também contabilizam taxas de incidência superiores a 480 novos casos: Amarante, Felgueiras, Gondomar, Marco de Canaveses, Matosinhos, Porto, Santo Tirso, Trofa, Valongo e Vila Nova de Gaia.

Os concelhos de Amares, Braga, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Fafe, Guimarães, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Famalicão, no distrito de Braga, também ultrapassaram estes valores da taxa de incidência.

No distrito de Aveiro [onde a ARS-N abrange sete concelhos], Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e São João da Madeira registaram taxas de incidência superior a 480 novos casos por 100 mil habitantes.

Os concelhos de Alfandega da Fé, Bragança e Vimioso (no distrito de Bragança) e os concelhos de Arcos de Valdevez, Caminha e Melgaço (em Viana do Castelo) também acompanharam esta tendência da incidência.

O documento da ARS-N revela ainda que os distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real registam um aumento do número de novos casos de infeção.

Dos seis distritos, Bragança é o que apresenta o maior crescimento: 79%.

Portugal regista hoje 10.027 novos casos de infeção com o novo coronavírus, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e 91 mortes relacionadas com a covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

O estado de emergência decretado em 09 de novembro para combater a pandemia foi renovado até 07 de janeiro, com recolher obrigatório entre as 23:00 e as 05:00 nos concelhos do território do continente com risco de contágio mais elevado.

SPYC// ACG Lusa



PARTILHAR:

Alijó com 3,7ME para colmatar problemas habitacionais de famílias carenciadas

Sobe para três as mortes no Lar da Misericórdia de Miranda do Douro