Apesar do edifício da futura biblioteca pública de Murça já estar em fase de acabamento, só agora foi assinado o contrato-programa que dará à Câmara Municipal a verba necessária para pagar a sua construção. O edifício, construído de raiz, obrigou a um investimento total que ronda os 897 mil euros, 50 por cento dos quais são suportados pelo Instituto Português do Livro e das Bibliotecas.

Um dos principais impulsionadores para a construção deste centro de cultura foi o actual presidente da Câmara, João Luís Teixeira, que confessou sentir-se "orgulhoso" com esta obra e afirmou que "este contrato veio na hora certa e no timing perfeito". Agora, o autarca espera "ansiosamente" pela conclusão da obra, prevista para o mês de Junho, e pretende organizar uma abertura "fulgurante" das instalações. No entanto, a inauguração deste espaço que, para além da biblioteca, contará com um auditório com 220 lugares e espaços para as novas tecnologias, ainda não tem data marcada porque, como afirmou João Luís Teixeira, "será preciso muito trabalho por parte dos nossos técnicos para que ela esteja bem apetrechada, não só a nível humano, como material". Mas para este trabalho, a autarquia conta com o apoio dos primeiros alunos da Escola Profissional de Murça do curso de técnicos de bibliotecas.

O Secretário de Estado da Cultura frisou a importância do papel das bibliotecas na sociedade e confessou que, em breve, voltará ao distrito de Vila Real para assinar mais outro contrato do mesmo género, desta vez em Peso da Régua.



PARTILHAR:

Lista rosa

La Opinión de Zamora