A Câmara de Murça reforçou o apoio aos idosos suportando 50% do custo da compra de medicamentos, uma medida que visa ajudar a colmatar situações de carência agravadas pela crise pandémica, anunciou hoje o município.

O apoio é dirigido a pessoas com idade superior a 65 anos, com residência fiscal no concelho, e é concedido mediante receita médica e comparticipado pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A medida implementada pela autarquia do distrito de Vila Real tem efeitos retroativos a 01 de janeiro.

O presidente da Câmara de Murça, Mário Artur Lopes, disse, em comunicado, que a medida foi “tomada em função do dever da proteção à saúde das pessoas, e como resposta às necessidades dos munícipes mais desprotegidos, que dependem da toma generalizada de medicamentos para garantir uma melhor qualidade de vida”.

O autarca assegurou ser “uma constante a preocupação com a população e as suas dificuldades, agravadas com atual situação pandémica” e esperar que este apoio “vá contribuir para que ninguém deixe de comprar os seus medicamentos por dificuldades financeiras”.

Os idosos podem solicitar o apoio financeiro a cada três meses, junto dos Serviços Municipais da Ação Social, mediante o preenchimento de um formulário.

Esta medida, segundo a autarquia, reforça o pacote social implementado, como a adesão ao programa da Rede Solidária do Medicamento, que garante o acesso à medicação a todos os munícipes em situação de carência económica.

O pacote social inclui também o apoio no ensino à distância, disponibilizando computadores e acesso à Internet, a gratuitidade dos transportes escolares, ou a comparticipação de despesas com bens alimentares à população sénior e portadores de deficiência.

PLI // PNG Lusa, Foto: AP



PARTILHAR:

Roteiros e circuitos para descobrir a Vila Real medieval

Sanado surto em lar da Misericórdia de Montalegre