O município de Murça vai criar o Parque do Prado, perto da vila, numa área de sete hectares que terá espaços verdes, zonas de lazer e desportivas e uma ecovia, num investimento previsto de quatro milhões de euros.

“Acima de tudo queremos mostrar o nosso território, mostrar o que nos caracteriza, o ambiente rural, natural. Estamos a iniciar um sonho”, afirmou hoje o presidente da Câmara de Murça, Mário Artur Lopes.

A autarquia do distrito de Vila Real escolheu o Dia Mundial da Árvore para dar o primeiro passo na criação deste parque, que crescerá numa zona próxima do centro urbano da vila, e promoveu uma plantação de diferentes árvores, desde azinheiras a oliveiras.

A iniciativa juntou dezenas de crianças das escolas da vila.

“Este é um novo e ambicioso projeto, um processo contínuo, de execução faseada, e que pretende transformar a imagem de Murça, ligando o Parque do Prado à vila, de forma funcional e harmoniosa, sem esquecer a componente ambiental”, explicou Mário Artur Lopes.

O parque terá um jardim público com várias árvores autóctones, uma zona de lazer e de desportos, uma ecovia pedonal e ciclável, com um lago e um anfiteatro natural, onde, segundo o autarca, poderão ser realizadas “aulas ao ar livre”.

As cerca de 100 árvores plantadas vão dar também origem a um Jardim Histórico, já que cada uma delas contará uma história ou um evento ocorrido nestes 800 anos desde a concessão do foral de Murça, que serão celebrados a 08 de maio.

Para o efeito, o município selecionou factos históricos importantes ocorridos entre 1224 e 2024, relacionados com Murça ou com a história de Portugal.

Com vista à sustentabilidade do espaço, serão reaproveitadas as águas da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e serão ainda intervencionadas duas linhas de água.

O projeto prevê manter e valorizar as bacias de retenção de água, o bosque e arvoredo e as linhas de água existentes.

“Pretende-se que seja um cartão de visita para quem vem a Murça”, realçou, referindo que o parque fica também próxima da saída da Autoestrada 4 (A4).

Mário Artur Lopes advertiu que a construção do Parque do Prado será um projeto em contínuo e deverá demorar alguns anos até estar totalmente concluído, mas salientou que “o mais importante está feito”, que foi a compra dos terrenos.

Segundo o presidente, o município aplicou cerca 500 mil euros na aquisição dos terrenos e prevê investir cerca de quatro milhões de euros na concretização do projeto, entre verbas próprias, de fundos comunitários e do fundo ambiental.





PARTILHAR:

Trânsito cortado nos dois sentido no IP4

Posto da GNR reabre em Mesão Frio depois de incêndio em 2019