O município de Murça vai ser alvo de um investimento de 1,9 milhões de euros em obras de melhoria de infraestruturas de tratamento de águas residuais, no âmbito da empresa Águas do Interior Norte (AdIN).

“É um investimento determinante para Murça. É numa área que implica a qualidade de vida das nossas populações”, afirmou o presidente da Câmara de Murça, Mário Artur Lopes, após a cerimónia de consignação da empreitada que tem um prazo previsto de concretização de um ano.

Referiu que a obra irá também “resolver alguns problemas ambientais que subsistem”.

“Com novas tecnologias de abastecimento e de saneamento estes problemas ficam muito melhor resolvidos”, sustentou.

O investimento previsto para Murça, no valor de 1,9 milhões de euros, prevê a substituição das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Serapicos e Valongo de Milhais, bem como a substituição de cinco fossas séticas coletivas em Toubres, Ribeirinho e Palheiros por sete Estações Elevatórias de Águas Residuais (EEAR) e construção de duas ETAR de última geração, melhorando as condições de recolha dos efluentes.

Serão também substituídas duas fossas séticas por duas EEAR e construção de uma ETAR compacta em Monfebres.

No plano de intervenção, está ainda prevista a substituição de duas fossas séticas por quatro EEAR em Martim e substituição de duas fossas séticas e uma ETAR em Candedo, interligando os dois sistemas e construindo uma nova ETAR de última geração.

O presidente do conselho de administração da AdIN, Carlos Silva, referiu que as ETAR a construir são com “nova tecnologia e mais capacidade de tratamento e melhor tratamento dos efluentes”.

“Estamos a tornar estes territórios ambientalmente mais sustentáveis para que as populações que teimosamente aqui vivem, vivam com qualidade”, salientou.

O responsável explicou que estes investimentos em Murça “não são para ampliar as redes de saneamento, mas para potenciar ou melhorar as redes já criadas e as formas de tratamento dos efluentes”.

Neste município do distrito de Vila Real a taxa de cobertura de saneamento básico está acima da média nacional, que é de 84%.

No âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), a AdIN viu serem aprovadas 60 candidaturas para operações de reabilitação de ETAR e redes de coletores nos municípios integrantes da empresa, num investimento global de 21 milhões de euros.

A AdIN iniciou a sua atividade em janeiro de 2020 e é a entidade gestora dos serviços de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais dos municípios de Freixo de Espada à Cinta, Mesão Frio, Murça, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Torre de Moncorvo e Vila Real, num total de mais de 100 mil habitantes, tendo nascido no seio da Comunidade Intermunicipal (CIM) Douro.

Foto Diário de Trás-os-Montes



PARTILHAR:

Bola doce mirandesa já pode ser degustada todo o ano

Três candidatos ao cargo de reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro