Os 19 municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Douro decidiram reabrir todas as feiras da região a partir de segunda-feira, referindo estar salvaguardadas as regras que visam proteger feirantes e clientes, foi hoje anunciado.

“Todos os municípios dispõem dos seus planos de contingência e, assim, estão criadas as condições de segurança que permitam a realização das feiras dentro dos requisitos estabelecidos pelas autoridades de saúde competentes. As regras que visam proteger feirantes e clientes e garantir que não surgem novos casos de Covid-19 na região estão salvaguardadas”, salientou a CIM em comunicado.

A comunidade intermunicipal explicou que a “operacionalização do regresso das feiras e mercados irá ser efetuada, município a município, com a adaptação dos planos de contingência às circunstâncias específicas de cada um dos espaços e da respetiva procura estimada”.

“Podendo, deste modo, existir a possibilidade de algumas feiras começarem a operar já nos próximos dias e outras onde, apenas, venha a ser viável ao longo do mês de abril”, acrescentou.

A limitação à realização das feiras começou no dia 15 de janeiro, aquando da declaração do novo estado de emergência provocada pela covid-19.

Na altura, os municípios da CIM Douro responderam de “forma coordenada”, “promovendo o impedimento das mesmas” com o objetivo de “conter a propagação do vírus, controlar a pandemia e garantir a segurança das populações”.

A CIM compreende os concelhos de Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Lamego, Mesão Frio, Moimenta da Beira, Murça, Penedono, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Coa e Vila Real, distribuídos por uma área geográfica de mais de 4.000 quilómetros quadrados, onde residem cerca de 200 mil habitantes.



PARTILHAR:

Empresa de alumínio investe 6ME em segunda fábrica e cria mais 20 empregos

Município de Bragança acaba com o papel nos processos urbanísticos