A ruptura entre a Sport Lisboa e Benfica e a estação portuguesa de televisão SIC está a suspender a montagem de antenas parabólicas, projectada por boa parte das colectividades e casas comerciais luso-americanas.

A captação dos jogos do Benfica transmitidos pela SIC exigia a colocação de mais uma antena no telhado das colectividades, a da Globecast, empresa distribuidora do sinal nos Estados Unidos.
No telhado das colectividades e de boa parte das casas comerciais estão já a antena de banda C que garante a recepção gratuita dos jogos transmitidos pela RTPi e duas de menor porte da Dishnet, que captam os jogos transmitidos pela Sport-TV.
Algumas casas comerciais acrescentam a esta pequena floresta de antenas parabólicas outras apontadas para os satélites que fazem chegar o futebol nacional das inúmeras pátrias dos seus clientes.
"Já tínhamos contratada a montagem de mais uma antena para captar os jogos do Benfica, mas agora está tudo suspenso", disse José Manuel Gonçalves, presidente do Sport Newark Benfica, referindo-se `a espera vivida pelos sócios quanto `a companhia televisiva que lhes fará chegar os jogos da Luz.
Quem também está à espera duma decisão sobre a transmissão dos jogos do Benfica é a companhia luso-americana de televisão por cabo SPT, parceira da SIC no projecto de alargamento da programação da SIC-Internacional a todos os Estados Unidos via satélite.
A eventual "fuga" do Benfica da programação da SIC- Internacional retira algum atractivo ao projecto, embora os responsáveis da SPT estejam neste momento a negociar em várias frentes para ultrapassar este obstáculo.
"A SPT mantém o seu projecto de futebol directo apesar da aparente ruptura entre a SIC e o Benfica", disse António Seabra, presidente da companhia luso-americana de televisão por cabo SPT, que tem sede em Newark.
"Neste momento, não posso dizer mais nada a não ser que não estamos muito preocupados com as notícias dos últimos dias sobre a ruptura do Benfica com a SIC e que estamos em negociações em várias frentes", acrescentou.
Nesta procura de soluções, António Seabra deu especial ênfase `a capacidade da administração da SIC para ultrapassar as dificuldades e a um leque de possibilidades que considerou prematuro adiantar.
José Nunes, director da Dishnet para a programação internacional em língua portuguesa, disse esperar que os jogos do Benfica regressem `a Dishnet, já que constam do contrato que esta companhia assinou com a distribuidora International Soccer Consultancy-Trans World International (ISC-TWI) antes de em 1997 Vale Azevedo ter posto fim unilateralmente ao acordo que mantinha com a empresa portuguesa Olivedesportos.



PARTILHAR:

Colectividades à espera do Benfica

Obras na estação do Pinhão