Montalegre inicia o ano 2023 com dois eventos âncora para o concelho, a celebração da sexta-feira 13 e a feira do fumeiro, que atraem visitantes e reforçam a promoção dos produtos endógenos, foi hoje anunciado.

A presidente da Câmara de Montalegre, Fátima Fernandes, perspetiva um mês de janeiro “em grande” que acredita que “irá reforçar a imagem do concelho em diversas áreas”.

São eventos considerados “âncora” para o município do distrito de Vila Real e que movimentam a economia local, o comércio, restauração e hotelaria.

“É um certame (sexta 13) que dispensa apresentações, continuando a ser um dos maiores e mais emblemáticos espetáculos de rua do país, que continua a atrair milhares de visitantes, faça chuva, neve ou sol”, afirmou a autarca, citada em comunicado.

A “noite das bruxas” é festejada desde 2002, em todas as sextas-feiras 13, e tornou-se numa das bandeiras de Montalegre e "num peso pesado" na promoção deste município.

Fátima Fernandes referiu que “o centro da vila apresenta-se a preceito, sendo que o comércio local adere massivamente, decorando os espaços comerciais e todos são figurantes nesta grande encenação”.

A festa em Montalegre arranca às 13:13 e o ponto alto continua a ser protagonizado pelo padre António Fontes, a quem caberá fazer a tradicional queimada, uma bebida feita à base de aguardente, limão, maçã, canela e açúcar.

"O fogo de artifício, como sempre, será grandioso e marcará pela positiva este início de ano, que se deseja auspicioso, depois de serem esconjurados todos os males pelo padre Fontes a todos os que participam na queimada”, referiu.

O evento inclui um espetáculo, junto ao castelo de Montalegre, no centro da vila.

Estudos realizados antes da pandemia apontavam para um movimento económico de “mais de um milhão de euros” nos fins de semana correspondentes às sextas 13.

O município está também a ultimar os preparativos para a realização da 32.ª edição da feira do fumeiro, entre os dias 19 a 22 de janeiro, onde vão estar à venda toneladas de alheiras, salpicão, chouriças e presunto, entre outros produtos locais.

"Como é apanágio, esperam-se milhares de pessoas e já está tudo a ser ultimado para as receber”, frisou a presidente.

Além da venda, no espaço do multiúsos e ‘online’, através de uma plataforma lançada durante a pandemia e que se revelou “um sucesso absoluto”, possibilitando "a aquisição do fumeiro e outros produtos a todas as pessoas em qualquer parte do país”, o certame estende-se à "Praça dos Sabores", local de degustação e diversão.



PARTILHAR:

Dia de avaliação de estragos e limpeza após cheia em Chaves

Despiste provoca dois feridos graves em Fontes