A Câmara de Mondim de Basto anunciou hoje que vai comparticipar a compra de medicamentos a pessoas carenciadas do concelho, uma medida que vai ser concretizada no segundo semestre deste ano.

"Com a implementação deste programa vai ser possível suprimir as situações que, demasiadas vezes, se verificam das pessoas terem que optar por um medicamento em detrimento de outro por não terem condições financeiras para o adquirir", afirmou, em comunicado, o presidente do município, Humberto Cerqueira.

Segundo a autarquia, "há no concelho um número significativo de pessoas sem rendimentos que garantam o acesso à aquisição de medicamentos", um problema que tenciona resolver com esta medida que deverá ser implementada durante o segundo semestre deste ano.

Para a aplicação do projeto, a câmara formalizou um protocolo de colaboração com a Associação Dignitude, uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, que é responsável pelo desenvolvimento, operacionalização e gestão do programa "abem" - Rede Solidária do Medicamento.

Este programa tem por objetivo garantir o acesso ao medicamento por parte de qualquer cidadão que se encontre numa situação de carência económica, que o impossibilite de adquirir os medicamentos comparticipados que lhe sejam prescritos por receita médica.

Anualmente, o município de Mondim de Basto vai prestar um contributo financeiro para o programa no valor de 10 mil euros.

A autarquia será também responsável pela referenciação e inscrição dos beneficiários neste programa, os quais, para terem acesso, têm que residir no concelho há pelo menos um ano e possuir um rendimento 'per capita' do agregado familiar inferior a 50% do indexante dos apoios sociais.

Os beneficiários serão portadores do cartão "abem" e poderão adquirir os medicamentos abrangidos pela comparticipação nas farmácias do concelho que se vão associar ao projeto.



PARTILHAR:

Autarquia brigantina duplica apoio a alunos do Ensino Superior

Bombeiros e Município assinam constituição de Equipa de Intervenção Permanente