A aldeia da Cardanha, no concelho de Moncorvo, recuperou a tradição do Entrudo Lagarto enraizada na cultura popular desta localidade do distrito de Bragança, disse à Lusa Paula Valente uma das mentoras da iniciativa.

“Esta iniciativa carnavalesca está agendada para sábado, após um interregno devido à pandemia, numa altura em que Associação Centro Cultural e Recreativo Maria Soares Sendas a tentou recuperar. Apesar de ser uma tradição secular, um grupo de jovens aposta nesta tradição carnavalesca e quer dela fazer um ponto de atração a esta aldeia ”, explicou a dirigente associativa.

Segundo a também presidente da direção da Associação Centro Cultural e Recreativo Maria Soares Sendas, o nome de Entrudo Lagarto está diretamente ligado a uma tradição que conta que os habitantes da Cardanha “são conhecidos na região por lagartos”.

Esta tradição é caracterizada pelo usos de rendas brancas e lenços de mulher para os rapazes ocultarem a sua identidade e só mais tarde apareceram as máscaras de latão pintadas e com um lagarto desenhado.

“Os rapazes da aldeia procuram nas casas das suas famílias os 'naperons' de renda e outras peças para se mascararem e assim ocultar a sua identidade. Colocavam igualmente lenços e chapéus na cabeça para passarem despercebidos. Atualmente, as máscaras de latão são feitas por artesãos locais”, sublinhou Paula Valente

Parte da tradição faz também a leitura das deixas do burro, umas espécie de versos de “escárnio e maldizer”, pelas ruas da aldeia que colocavam a descobertos os segredos das raparigas como namoros ou outras situações.

Destaque também para o tradicional jogo do cântaro, em que os mascarados lançam o cântaro de mão em mão, tentando evitar que caia no chão e fique quebrado. O jogo dura enquanto houver cântaros de barro.

Da iniciativa também faz parte a queima do entrudo, ritual sagrado em que uma imagem gigante adornada com palha e com uma máscara é queimada, significando a punição dos pecados, a expurgação e purificação da comunidade.

As deixas do burro, a queima do Entrudo Lagarto e o esconjuro do Diabo serão acompanhados com uma performance do Grupo Alma de Ferro Teatro e com a atuação do Grupo de Gaiteiros da Escola Municipal Sabor Artes.

Do programa faz ainda parte um espetáculo de fogo e um espetáculo com o grupo de música folk Galandum Galundaina.

A iniciativa é organizada pela Associação Centro Cultural e Recreativa Maria Soares Sendas com o apoio da União de Freguesia de Adeganha e Cardanha e do município moncorvense.



PARTILHAR:

Agricultores do distrito de Bragança agendam manifestação para quinta-feira

Com tratores e carrinhas, agricultores rumam a Vila Real