O concelho transmontano de Torre de Moncorvo assinala a entrada do verão com o Festival do Solstício que vai decorrer entre sexta-feira e domingo, numa iniciativa repleta de atividades lúdicas e culturais, anunciou hoje o município.

"Esta festa pagã é celebrada através de um ‘caldeirão’ artístico, cultural e ambiental, no centro da vila de Torre de Moncorvo, e une as gerações, as comunidades e a natureza", explicou à Lusa fonte da organização.

Durante três dias decorrem atividades, oficinas, ateliers, sessões de astronomia, concertos, performances e recriações de celebrações do Solstício de Verão dirigidas a todas as idades e repletas de atividades em família.

Os promotores do festival garantem, em comunicado, que o festival proporciona ao público a oportunidade para expandir a criatividade, através da fantasia, arte, ciência e magia.

O programa é variado, tendo início com o Grande Desfile do Fantástico que contará com a participação dos alunos dos Jardins de Infância e do 1.º ciclo do concelho que vão transformar-se em duendes, fadas e magos, para espalhar a magia pelas rua das vila.

"Em diversos ponto dos Festival do Solstício, haverá experiências que estarão ao dispor de quem visita [o concelho], entre passeios em trotinetes elétricas, no comboio do fantástico, observação de estrelas em planetário portátil ou simplesmente admirando a decoração dos espaços do festival e das ruas adornadas com caça sonhos e chapéus-de-chuva", explica o comunicado.

No recinto do festival foram criados vários espaços - mundos imaginários - que serão habitados por personagens do fantástico e que vão interagir com o público.

No decorrer do festival haverá também representações teatrais, como as do Grupo Alma de Ferro Teatro, com " As Boas Vindas ao Verão", e "Estátuas Vivas", desenvolvida exclusivamente para este festival.

A animação noturna contará com a ‘night fun’, animações e música, atuação do Dj Fernando Alvim, The F*ucking Bastards, concerto da Escola Municipal Sabor Artes e do Conservatório de Música e Dança de Bragança, a apresentação do projeto Inevitável, de Gileno Santana e Henrique Neto e um espetáculo de fogo e luz.

O público pode ainda assistir, na rua, a aulas de música e de dança ministradas pela Escola Municipal Sabor Artes.

foto: Antóno Pereira



PARTILHAR:

IIIª edição do Mercado Medieval.

Combate à vespa dos castanheiros nas aldeias de Colmeias e Sambade