O município de Torre de Moncorvo tem um novo troço de ecopista que ocupa a plataforma da antiga linha férrea que liga a vila transmontana e a estação do Pocinho, numa extensão de 10,6km, divulgou fonte municipal.

"A obra teve um investimento de 126 mil euros sendo financiada pelo Programa Operacional Regional do Norte e pelo Município de Torre de Moncorvo", indicou o presidente da câmara, Nuno Gonçalves.

"Este troço situa-se em pleno Alto Douro Vinhateiro e Rede Natura e contempla belíssimas paisagens sobre o vale do Rio Douro", destacou o autarca.

Os trabalhos efetuados na antiga linha do Sabor englobaram a limpeza, desmatação, regularização de valeta, taludes e plataformas, vedações sinalética, equipamento e recuperação de apeadeiros.

"Com o restabelecimento da plataforma ferroviária da Linha do Sabor entre Torre de Moncorvo e o Pocinho pretende-se promover e valorizar a região como um destino turístico, contribuir para uma maior sensibilização para os valores ecológicos fundamentais para a preservação das espécies da fauna e da flora e aumentar o interesse dos residentes pela prática da atividade física em contacto com a natureza", frisou o também presidente da Associação de Municípios do Douro Superior (AMDS).

O projeto surgiu de uma candidatura efetuada pela AMDS para o restabelecimento das Plataformas Ferroviárias da Linha do Sabor em Torre de Moncorvo e em Miranda do Douro.

A Ecopista do Sabor, em Torre de Moncorvo, dispõe já de 34 km para usufruição dos residentes e visitantes, em passeios pedestres e de bicicleta a que se juntam, agora, cerca de 10 quilómetros.

A Linha Ferroviária do Sabor ligava a estação do Pocinho (Linha do Douro) à cidade de Miranda do Douro (a estação foi construída em Duas Igrejas), passando por Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta e Mogadouro.

Os 105 km da linha ficaram concluídos em maio de 1938, tendo existido circulação em toda a sua extensão até janeiro de 1989.

O serviço de passageiros terminou três anos antes, tendo ficado a linha dedicada apenas a serviço de mercadorias.

O troço Pocinho a Carviçais foi inaugurado em 1911, sendo que a ponte sobre o rio Douro ficou concluída em 1909. Esta ponte foi construída com dois tabuleiros - um ferroviário e outro rodoviário.

Até à construção da barragem do Pocinho, a Linha do Sabor serviu de ligação entre os distritos da Guarda e Bragança.


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Centro Hospitalar de Trás-os-Montes atraiu mais 65 médicos em três anos

Autarca de Alijó diz que rating municipal é "sinal claro" para o Governo