O município de Torre de Moncorvo anunciou hoje o cancelamento de todas as iniciativas culturais previstas "para os próximos meses", sendo que o montante orçamentado será canalizado para fazer face às despesas resultantes do Estado de Emergência.

Aquele município do destrito de Bragança entendeu ainda que, "enquanto durar o estado de emergência, está interdita a realização de quaisquer eventos de natureza desportiva e cultural, reuniões ou ajuntamento de pessoas, independentemente do motivo ou natureza", lê-se num comunicado assinado pelo presidente da câmara, Nuno Gonçalves .

"A interdição abrange a realização de quaisquer espetáculos desportivos, culturais e de divertimentos públicos nas vias, jardins e demais lugares públicos e privados, que estejam sujeitas a licenciamento municipal", indica a mesma nota que foi envaiada à Lusa.

Da lista de iniciativas canceladas faz parte a Feira Medieval de Torre de Moncorvo, o Festival do Solstício e o Encontro de História e Cultura Judaicas.

No sábado foi anunciado pelo provedor da Misericórdia local a existência de 13 utentes e uma funcionária contaminados pelo novo coronavírus na Unidade de Cuidados Continuados (UCC) de Torre de Moncorvo, no distrito de Bragança.

"Há 14 pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus, sendo que 13 são utentes e uma funcionária", confirmou à Lusa Fernando Gil, adiantando que "foram acionados todos os mecanismos possíveis para conter a propagação da covid-19 (a doença provocada pelo novo coronavírus) ".

A UCC é gerida pela Santa Casa da Misericórdia de Torre de Moncorvo (SCMTC) e tem 24 utentes, sendo que 11 utentes testaram "negativo" para o coronavírus.

As medidas de contingência já foram aplicadas há mais de 15 dias, estando a UCC em isolamento profilático.

O presidente da câmara de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, adiantou à Lusa que os 24 utentes foram separados em dois grupos.

"Há 13 utentes infetados que foram transferidos para uma ala da UCC e em outra estão os não infetados. A acompanhar os doentes que se encontram na UCC estão de serviço cinco funcionários, sendo que três são auxiliares e dois enfermeiros", concretizou o autarca.

O município de Torre de Moncorvo, no distrito de Bragança, começou a fazer testes de despistagem em todas as Intuições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho a 01 de abril.

"Os testes que revelaram 14 pessoas infetadas foram realizados por uma equipa da Unidade Local de Saúde do Nordeste e foram realizados na quarta-feira", indicou aquele responsável.



PARTILHAR:

GNR de Vila Real corta A4 para questionar motivo da viagem e sensibilizar

Municípios do Douro suspendem festas e romarias até ao final de junho