\"Participámos para ganhar\", garantia Diogo Almeida, líder da equipa \"Twice\", que partiu da Escola Secundária Domingos Sequeira, em Leiria, rumo à final do Sapo Challenge, em Vialonga, apenas com um objectivo revalidar o título atingido em 2005. Em equipa vencedora não se mexe e, após 16 horas dentro do estúdio, os \"Twice\" arrecadaram, pela segunda vez, o primeiro prémio e levaram a melhor sobre 50 alunos de outras nove escolas que participaram no concurso que integra o PT Escolas.

O desafio será exibido esta tarde na RTP1 e conta com a apresentação de Sílvia Alberto e Bruno Nogueira. O concurso pode também ser acompanhado simultaneamente pela Internet, nos sites da RTP, do Sapo e por telemóvel no RTP Mobile.

Animação e gaitas-de-foles

Começou bem cedo a estreia televisiva dos alunos entre os 12 e os 18 anos. Ainda longe de prever a maratona de filmagens a que seriam sujeitos nos estúdios da produtora EMAV, os jovens deram largas à animação durante as seis horas em que ensaiaram a gravação do concurso. O lugar cimeiro, pelo entusiasmo com que defendia a sua escola, cabia aos alunos da Escola Secundária de Miranda do Douro graças ao som das duas gaitas-de-foles da claque transmontana, que se sobrepunha aos cânticos de todas as outras.

A meio da tarde iniciava-se a gravação, tendo como pano de fundo o júri constituído por Nuno Markl, o jornalista João Fernando Ramos e a actriz Filomena Cautela, a quem caberia avaliar as provas criativas e os vídeos preparados pelas equipas. \"Os trabalhos mostram que há de facto uma juventude activa e criativa, que não aceita só o que a televisão lhes dá\", frisou Nuno Markl ao JN.

Horas para gravar minutos

Os técnicos escolhiam o melhor ângulo, pelo que em casa ninguém se aperceberá do nervosismo latente no estúdio. \"Abalámos muito nervosos de Leiria porque há dois anos ganhámos quando representámos um outro estabelecimento, o Colégio Conciliar de Maria Imaculada\", revelava Diogo Almeida, dos \"Twice\".

A gravação seria interrompida em pleno questionário. Os primeiros minutos de emissão já levavam duas horas de gravações. \"Estes adolescentes estão tão informados que podem ser um exemplo para outros jovens\", reconhecia Sílvia Alberto, que apadrinhou a estreia de Bruno Nogueira na RTP1.

Viagem aos EUA

Acção. De novo em estúdio e outros problemas. Algumas provas foram sendo eliminadas por faltas de tempo. As equipas de Torres Vedras e Leiria passariam à final e a equipa da Escola Secundária Aurélia de Sousa, do Porto, não escondia o seu descontentamento. \"Tínhamos um vídeo muito bom sobre Eça de Queirós, e não pudemos realizar provas em que provaríamos as nossas qualidade\", lamenta o jovem líder Fausto Amaral.

Os vencedores regressaram a casa com a oferta de uma viagem à Califórnia do Sul (EUA). Aos restantes restou o consolo por terem ultrapassado as 600 equipas de todo o país que participaram na fase de apuramento, entre 2200 que se associaram ao projecto.

Esta segunda edição da PT Escolas, que contou com o apoio do Ministério da Educação, foi reformulada e passou a incluir o apetrechamento tecnológico dos estabelecimentos de ensino. O projecto pretende incentivar nas comunidades escolares a aprendizagem e uma melhor utilização da internet de banda larga.



PARTILHAR:

Feira vai mudar de local

«A situação é grave»