Passar para o conteúdo principal
Diário de Trás-os-Montes
Montes de Notícias
  • Início
  • Bragança
    • Alfândega da Fé
    • Bragança
    • Carrazeda de Ansiães
    • Freixo de Espada à Cinta
    • Macedo de Cavaleiros
    • Miranda do Douro
    • Mirandela
    • Mogadouro
    • Torre de Moncorvo
    • Vila Flor
    • Vimioso
    • Vinhais
  • Vila Real
    • Alijó
    • Boticas
    • Chaves
    • Mesão Frio
    • Mondim de Basto
    • Montalegre
    • Murça
    • Ribeira de Pena
    • Sabrosa
    • St.ª Marta Penaguião
    • Peso da Régua
    • Valpaços
    • Vila Pouca de Aguiar
    • Vila Real
  • Reportagens
  • Entrevistas
  • Fotogalerias
  • Vídeos
  • Opinião
  1. Início
ASAE determinou a suspensão da atividade em 20 de Dez

Matadouro do Cachão reabre após obras de requalificação

Lusa em Sex, 15/02/2019 - 12:36

O matadouro do Cachão, em Mirandela, reabre na segunda-feira depois de obras de requalificação impostas por uma fiscalização que obrigou ao encerramento das principais linhas de abate da maior estrutura do género do Nordeste Transmontano, foi hoje divulgado.

A Câmara de Mirandela, responsável pelo matadouro junto com o município de Vila Flor, informou hoje que “o Matadouro Industrial do Cachão (MIC) abre portas, tal como foi anunciado, na próxima segunda-feira, 18 de fevereiro”, depois da requalificação “feita com a maior celeridade possível para que a estrutura ficasse rapidamente à disposição da região, dada a sua importância”.

Desde antes do Natal que o matadouro se encontra encerrado, obrigando os produtores a recorrer a outros equipamentos de Bragança, Vinhais e Miranda do Douro, “com transtornos, implicando custos elevados devido à distância”, como realçaram os responsáveis pela estrutura.

Durante o período de encerramento de quase dois meses, o Matadouro do Cachão continuou “a disponibilizar o transporte para fazer a entrega das carcaças”, como forma de apoio aos produtores.

As obras realizadas consistiram na colocação de tubagem nova, pintura paredes, tetos e chão, pintura das linhas de abate, substituição da ventilação, eletrocutores e portas.

De acordo com o município de Mirandela, a intervenção já estava prevista para iniciar no mês de janeiro, mas foi antecipada pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) que, no dia 20 de dezembro de 2018, determinou a suspensão da atividade, apontando causas estruturais relacionadas com a antiguidade da infraestrutura

“Uma infeliz coincidência, visto que no mês de dezembro, época de Natal, é quando se realizam mais abates”, lamenta a autarquia numa nota divulgada hoje.

De acordo com números do ano anterior (2018), “no período em que esteve encerrado, o Matadouro do Cachão deixou de abater cerca de 2.500 animais”.

“O Matadouro Industrial do Cachão reúne agora todas as condições para funcionar em pleno e servir a região”, conclui.

Segundo dados oficiais, este equipamento “abate, anualmente, cerca de 20 mil animais e emprega 26 pessoas”.

A ASAE ordenou o encerramento das linhas de pequenos ruminantes e bovinos devido à degradação das instalações e falta de manutenção, e impôs medidas corretivas que começaram a ser executadas no início de janeiro.

O Cachão é um dos matadouros com mais movimento na região e na semana de 21 de dezembro e, aquando da inspeção da ASAE, já tinha abatido “2.000 pequenos ruminantes e 200 bovinos”.

Os municípios de Mirandela e Vila Flor, no distrito de Bragança, partilham a gestão do matadouro e garantem há mais de uma década a viabilidade financeira com 360 mil euros por ano.

As obras agora realizadas são também um passo para a requalificação do antigo complexo do Cachão, onde está instalado o matadouro.

A primeira etapa do processo de requalificação ficou concluída com a retirada dos resíduos queimados em dois incêndios nos armazéns de uma fábrica de papel e plástico, a Mirapapel.

Segue-se a requalificação dos espaços afetados, a qual tem promessa de apoio do Governo para a candidatura que deverá ser feita este ano.

O antigo Complexo Agroindustrial do Cachão (CAICA) recebeu o nome da aldeia onde está instalado, em Mirandela, e foi durante largos anos o principal empregador da região, mas acabou por falir, na década de 80.

Em 1993, as Câmaras de Mirandela e Vila Flor assumiram a administração do antigo complexo agora denominado AIN - Agroindustrial do Nordeste, que arrenda ou vende os espaços.

Atualmente estão instaladas no local cerca de uma dezena de empresas com mais de cem postos de trabalho, que chegam aos 250 em atividades sazonais, segundo a administração.

Foto: Creditos Equipa de Balerit


Facebook Twitter
Partilhar



+ Reportagens

Mirandela
Esproarte dá há quase 30 anos acesso ao ensino da música em Trás-os-Montes

Há quase trinta anos que uma escola profissional de música abriu um novo ciclo cultural a partir de Mirandela, formando novos músicos de todo Trás-os-Montes e garantindo à população da região acesso às grandes obras musicais.

Mirandela
Concentração motard cobre mirandelenses de orgulho

Com 91 moto clubes nacionais e internacionais a marcarem presença em Mirandela, a XXI Concentração Motard esteve ao rubro competindo com o que de melhor se faz no país e no estrangeiro.

Mirandela
Menino cego é exemplo de força e coragem

Diogo Santos de Mirandela tem, apenas, sete anos e mesmo sendo cego desde nascença percorre 120 quilómetros todos os dias para ir à escola em Vila Real, onde é um dos melhores alunos da sua turma.


+ Entrevistas

Mirandela
“Concentração em Mirandela é das melhores de Portugal”

Entrevistas aos presidentes do Moto Clube de Mirandela e da câmara municipal, Paulo Guilherme e António Branco, respetivamente, por ocasião da XXI Concentração Motard da Cidade do Tua.

Mirandela
“Sou sempre 80. Nunca 8.”

Susana Novo, atleta da Associação Mirandelense de Artes Orientais (AMAO), detentora da medalha de ouro no Campeonato do Mundo de Pankration, revela o segredo do seu sucesso na prática da modalidade.


+ Galerias

XXI Concentração de Mirandela
Jet Ski Mirandela 2016
Feira da Alheira 2016 Mirandela

Opinião

Retrato de igreja
Manuel Igreja
O mundo da jovem Greta
09/12/2019
Retrato de luis
Luis Ferreira
Só coisas más acontecem
09/12/2019
Retrato de bj
Batista Jerónimo
Coesão territorial IV
06/12/2019
Retrato de chrys
Chrys Chrystello
Racismo a rodos
28/11/2019

+ Vistas (últimos 15 dias)

EDP vai vender barragens de Miranda do Douro, Picote e Bemposta
// Miranda do Douro
Quinta do Bill lançaram hoje a música “olhem os Caretos”
// Macedo de Cavaleiros
Souto de Moura prestigia Podence com a sua marca
// Macedo de Cavaleiros
Quinta do Bill criam hino aos Caretos de Podence
// Macedo de Cavaleiros
Equipa de investigadores do IPB vence mais um prémio
// Bragança

Publicidade Google

Publicidade


CRONISTAS

Retrato de igreja
Manuel Igreja
Retrato de bj
Batista Jerónimo
Retrato de luisbastos
Luís Mota Bastos
Retrato de Moreira
Nuno Moreira
Retrato de Joao
João Pedro Baptista
Retrato de Paulo
Paulo Fidalgo
Retrato de pauloafonso
Paulo Afonso
Retrato de Carmo
Ana Carmo
Retrato de henrique
Henrique Ferreira
Retrato de ana
Ana Soares
Retrato de fernando
Fernando Campos Gouveia
Retrato de luis
Luis Ferreira
Para sugestões, informações ou recomendações: diario.tm@hotmail.com

Formulário de pesquisa

Diário de Trás-os-Montes

© Diario de Trás-os-Montes (Desde 1999)

Proibida qualquer cópia não previamente autorizada.



  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Contactos
  • Login


Bragança

  • Alfândega da Fé
  • Bragança
  • Carrazeda de Ansiães
  • Freixo de Espada à Cinta
  • Macedo de Cavaleiros
  • Miranda do Douro
  • Mirandela
  • Mogadouro
  • Torre de Moncorvo
  • Vila Flor
  • Vimioso
  • Vinhais

Vila Real

  • Alijó
  • Boticas
  • Chaves
  • Mesão Frio
  • Mondim de Basto
  • Montalegre
  • Murça
  • Peso da Régua
  • Ribeira de Pena
  • Sabrosa
  • St.ª Marta Penaguião
  • Valpaços
  • Vila Pouca de Aguiar
  • Vila Real

Secções

  • Douro
  • Trás-os-Montes
  • Livros
  • Mirandês
  • Emigração
  • Diversos
© Diário de Trás-os-Montes