O presidente da Câmara de Mirandela asseguro u hoje que vai promover «a maior manifestação de sempre no distrito de Bragança» com mais de cinco mil pessoas na vigília marcada para sábado contra o encerrame nto das maternidades.

\"Só das aldeias do meu concelho vão mais de trinta autocarros\", disse J osé Silvano à agência Lusa, adiantando que \"é a Câmara que vai pagar\" e que não teme qualquer crítica por esse facto.

Para o autarca do PSD, \"a defesa dos interesses das gentes do distrito justifica-o\", realçando ter o apoio dos quatro partidos no seu concelho (PS, PSD , CDS-PP e PCP) para esta manifestação, marcada para sábado à noite, em Mirandel a.

O protesto promovido pelo autarca social-democrata conta também com o a poio dos restantes presidentes de Câmara do distrito, com a excepção do de Vinha is, o socialista Américo Pereira, que já disse não pretender participar da manif estação.

Segundo José Silvano, no dia seguinte a esta manifestação, também a Câm ara de Barcelos, no Minho, vai alugar 200 autocarros para protestar contra o enc erramento das maternidades naquela região.

Outros protestos estão previstos para este fim-de-semana em várias zona s do país, que, segundo o autarca de Mirandela, \"podem fazer o primeiro-ministro recuar na decisão do Governo de encerrar as maternidades\".

\"Ele sabe fazer bem a contabilidade e será levado a pensar se esta deci são justifica os custos políticos que acarreta\", declarou.

O descontentamento no distrito de Bragança aumentou depois de uma reuni ão entre os autarcas, o primeiro-ministro, José Sócrates, e o ministro da Saúde, Correia de Campos, no âmbito da recente iniciativa \"Governo Presente\", que teve lugar a 28 e 29 de Abril.

Tanto o primeiro-ministro como o ministro da Saúde deixaram claro que a concentração de serviços nesta área é inevitável para garantir melhor qualidade e que uma das duas maternidades vai encerrar, cabendo ao conselho de administra ção do Centro Hospitalar do Nordeste, decidir, até ao final do ano, se é a Braga nça ou de a Mirandela.

Segundo o autarca de Mirandela, \"pelos critérios do ministro da Saúde, encerrariam as duas, mas como politicamente ficou decidido manter uma por distri to, terá que manter-se uma em funcionamento\".

Tendo em conta as características do Distrito de Bragança, nomeadamente a extensão territorial e a dispersão demográfica, o presidente de Mirandela ent ende que devem manter-se as duas maternidades.

Se tiver que encerrar uma, Silvano defende que só deve acontecer depois de concluídas as estradas prometidas há décadas para a região e que vão facilit ar a acessibilidade às populações.

HFI.



PARTILHAR:

As inscrições estão esgotadas

Água em toda a região