Mais de 800 operacionais vão estar envolvidos, entre quarta-feira e quinta-feira, no distrito de Bragança, num exercício para testar a capacidade de resposta operacional a um incêndio rural, indicou hoje a Proteção Civil.

Em comunicado, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) avança que o exercício, denominado FÉNIX 2021, visa testar o nível de resposta do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS) numa situação de incêndio rural, sendo testado, ao longo de dois dias, “a capacidade de comando operacional, controlo e comunicações dos vários escalões decisórios intervenientes na gestão das operações de proteção e socorro”.

Segundo a ANEPC, trata-se de um exercício de proteção civil que decorre, no primeiro dia, na modalidade de contexto de posto de comando, e, no segundo dia, com movimentação no terreno de meios operacionais.

A Proteção Civil dá conta que vão ser também testados cenários de um acidente a envolver um veículo de bombeiros, de evacuação de um aglomerado populacional, de despiste de um veículo para o rio sabor e de evacuação de um lar de idosos, tendentes a permitir avaliar as disponibilidades e as capacidades de execução das entidades envolvidas.

A ANEPC refere que vão estar envolvidos no exercício mais de 800 operacionais dos agentes que integram o SIOPS, nomeadamente corpos de bombeiros, Forças Armadas, GNR, PSP, Força Especial de Proteção Civil da ANEPC, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, sapadores florestais e INEM.

A ANEPC, através do Comando Nacional de Emergência e Proteção Civil, garante a supervisão do exercício, onde também participam os Comandos Distritais de Operações de Socorro de Bragança, Braga, Porto, Vila Real e Viana do Castelo.

O exercício FÉNIX 2021 conta com a participação dos municípios de Alfândega da Fé, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta, que servirão de cenário para as ocorrências simuladas.



PARTILHAR:

GNR deteve dois suspeitos de fogo em Santa Marta de Penaguião

Linha do Douro até Barca d'Alva é um objetivo para concretizar