A GNR deteve dois homens pelo crime de incêndio florestal que terá tido origem numa queimada não autorizada que se descontrolou, em Santa Marta de Penaguião, anunciou hoje o Comando Territorial de Vila Real.

Os dois suspeitos têm 50 e 71 anos e as detenções foram efetuadas na terça-feira pelo Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Vila Real.

Segundo explicou a GNR, em comunicado, no seguimento de um alerta de um incêndio florestal, os elementos do NPA deslocaram-se “de imediato para o local, onde apuraram que o incêndio teve início numa queimada não autorizada, que se descontrolou”.

O fogo consumiu, de acordo com a fonte, “cerca de seis hectares de mato e pinheiro bravo”.

O alerta para este incêndio, que deflagrou em Fontes, foi dado às 16:58 e entrou em fase de rescaldo às 22:00. Para o combate foram mobilizados 80 operacionais, entre bombeiros das corporações de Fontes, Santa Marta de Penaguião, Peso da Régua, Mesão Frio e de Vila Real (Cruz Branca e Cruz Verde). Foi ainda acionado um meio aéreo.

Os detidos foram constituídos arguidos e os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial do Peso da Régua.

A GNR aproveitou para lembrar que, em qualquer altura do ano, é proibido queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração florestal ou agrícola sem pedir autorização ou fazer comunicação prévia.

Referiu que a realização de queimadas só é permitida após autorização do município ou da freguesia e carece de acompanhamento de um técnico credenciado em fogo controlado e, acrescentou ainda, para evitar acidentes, devem ser seguidas as regras de segurança, estar sempre acompanhado e trazer um telemóvel.



PARTILHAR:

Trás-os-Montes com investimentos de 373 milhões de euros apoiados por fundos europeus

Mais de 800 operacionais testam capacidade de resposta a incêndios