Um leilão de cavalos lusitanos movimentou 460 mil euros (1,7 milhões de reais), em São Paulo, disse hoje a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL).

O volume movimentado durante o leilão realizado nos últimos dias, que contou com a participação de cerca de 800 pessoas, nomeadamente criadores, competidores e empresários, foi 40 por cento superior ao realizado pela ABPSL em 2003.

A arrecadação maior do leilão deste anos foi resultado da qualidade superior dos animais inscritos em relação ao evento de 2003, disse o presidente da entidade, José Victor Oliva.

O animal mais caro vendido no leilão deste ano ascendeu a 73 mil euros (270 mil reais) e foi adquirido pelo criador português Jorge Gabriel, radicado há 20 anos nos Estados Unidos.

O leilão integra a programação da XXIII Exposição Internacional, que decorre até o dia 23 de Maio, em São Paulo, também organizada pela ABPSL, considerado o maior evento da raça lusitana no Brasil.

A exposição inclui igualmente provas de salto e vários concursos que se encerrarão no domingo, com a eleição dos animais campeões.

"Mais uma vez teremos um ambiente especialmente planeado para apreciarmos a beleza, qualidade e versatilidade do cavalo puro sangue lusitano", afirmou Victor Oliva.

O puro sangue lusitano é considerado a raça de sela mais antiga do mundo e foi trazida para o Brasil em 1541 pelos portugueses.

Em 1808, com a vinda para o Brasil da família real portuguesa, o rei D. João VI trouxe alguns cavalos lusitanos da Real Coudelaria de Alter do Chão Fundada em 1974, a ABPSL tem actualmente 288 sócios no Brasil, país que tem cerca de sete mil cavalos lusitanos e 175 criadores.

Nos últimos anos, a entidade registou a exportação de 104 animais, nomeadamente para os Estados Unidos, México, Equador e Austrália.

Actualmente, além de Brasil e Portugal, a criação da raça lusitana é difundida nos Estados Unidos, França, Bélgica, Inglaterra, Tailândia, África do Sul e México.



PARTILHAR:

Raça de sela mais antiga do mundo

Presumível agressor já se entregou