Mais de 40 equipas, de 14 nacionalidades, cerca de 500 pessoas envolvidas na prova e quatro mil pessoas esperadas na assistência do King of Portugal que se realiza de 14 a 17 de outubro.

Em 2019 o elevado risco de incêndios, em 2020 a pandemia pela doença COVID-19, impediram a realização da corrida de monster trucks, King of Portugal, que se realiza no município de Vimioso, sendo considerada a melhor prova da modalidade na Europa e uma das cinco melhores do mundo.

Esta prova nasceu em 2013, resultando de uma parceria entre o Clube NorteX4 e a organização do maior evento norte americano de 4×4 Extremo e o município de Vimioso.

As características do terreno garantem um espetáculo invulgar e transformaram estas corridas nas maiores e mais duras de Off-Road do mundo, crescendo de ano para ano.

Neste ano de 2021 as inscrições superaram as expetativas e a organização foi obrigada a limitar a participação a 40 equipas, por imposição da Direção Geral de Saúde (DGS).

O evento envolve cerca de 500 pessoas, entre participantes, apoio logístico e organização e são esperadas cerca de quatro mil pessoas na assistência.

As equipas são oriundas de 14 países diferentes. Os participantes de Israel são os que percorrem maior distância, mas o maior tempo e viagem até Vimioso é feito pela equipa de Malta, que demora quatro dias a chegar ao destino.

No dia 14 começam a ser recebidas as equipas, no dia 15 acontece o prólogo que vai definir a posição de cada equipa e nos dias 16 e 17 realiza-se a competição.

A prova decorre, basicamente, entre a vila de Vimioso e a aldeia de São Joanico, numa área árida, extremamente rochosa, que levou os americanos a dar nomes às zonas de prova inspirados num ambiente da idade da pedra. Existe a zona da pedreira, o dinossauro, a tartaruga e a pedra da cobra.

Este ano existe, dois circuitos, um com 36 Km outro com 25 Km. As equipas podem participar em três categorias distintas: em Stock, Modified, Legend e Unlimited.

Mais do que uma prova, o King of Portugal 2021, é um verdadeiro teste à força motriz dos veículos, um teste aos motores, um teste aos pneus, um teste às transmissões, um teste aos pilotos. Um teste à destreza, à rapidez, ao calculismo e à inteligência.

Este ano, o King of Portugal não pontua para Campeonato Europeu de Ultra 4 e será, por isso, uma prova livre.

Para além da vertente desportiva e da espetacularidade das corridas, este evento é um marco de enorme importância para o concelho de Vimioso, não apenas do ponto de vista promocional, mas essencialmente pelo impacto económico que representa para o concelho e até para os municípios vizinhos. Em números estimados, o King of Portugal, deixa cerca de meio milhão de euros, no território.

O KOP é organizado pelo Clube Nortex4 e conta com o apoio do Município de Vimioso.



PARTILHAR:

Voto alegadamente fraudulento em São Pedro de Veiga de Lila

Em 2021 ocorreram 12 acidentes com tratores com 4 mortos em Vila Real