No dia 5 de Outubro, celebrou-se o dia da implantação da República e a Juventude Socialista de Torre de Moncorvo assinalou esse dia na freguesia de Mós com o hastear das bandeiras de Portugal e da Juventude Socialista.

Adicionalmente, a atividade estendeu-se com uma visita pela freguesia e pelo contacto com a população desenvolvendo assim uma política de proximidade.

O Presidente da JS, Diogo Miguel Oliveira referiu “que o conselho municipal de juventude é o instrumento onde o projeto autárquico da estrutura será apresentado de forma a contribuir com propostas concretas e envolver outras organizações jovens, quer políticas, quer associativas, fazendo chegar ao executivo municipal as prioridades dos jovens que residem no concelho de Torre de Moncorvo e contribuir para o seu desenvolvimento”.

Mós é uma freguesia com história! Em tempos, foi sede de concelho e foi a primeira freguesia do concelho de Torre de Moncorvo que recebeu foral no reinado de D. Afonso Henriques… séculos antes até do que Torre de Moncorvo! Mós tem património histórico… localizando-se entre a Ribeira de Mós e a Ribeira de Santa Marinha… possuiu um castelo do qual agora apenas restam vestígios das suas muralhas.

Em tempos possuiu farmácia, cadeia, casa da roda, entre outros locais de enorme relevo histórico.

Hoje, apenas restam vestígios desses emblemáticos locais, mas ainda somos detentores das Capelas de Santa Bárbara, do Santo Cristo, de Santo António, dos cruzeiros, do Moinho da Capa Longa, do Forno Público, da Forca. Não nos podemos esquecer da Calçada Medieval de Mós que ligava a nossa freguesia a Freixo de Espada à Cinta.

Durante o século XVIII também se ergueu a Ferraria da Chapa Cunha que se situa junto da margem esquerda da ribeira de Mós e que foi utilizada como fábrica de produção de ferro… Como podemos constatar, Mós é um museu a céu aberto e essa história deve ser respeitada!



PARTILHAR:

Federação dos Bombeiros de Vila Real apela à continuidade dos CODIS

Barro negro de Bisalhães em destaque até sábado na Expo Dubai