O presidente da Câmara de Carrazeda de Ansiães, João Gonçalves, confirmou hoje à Lusa que concorre a um segundo mandato naquele que é o bastião social-democrata do distrito de Bragança do poder autárquico.

O médico veterinário, com 57 anos, chegou à presidência do município há quatro anos, mas desde 1989 que o PSD governa a autarquia, onde só o CDS-PP foi também poder nas duas primeiras eleições Autárquicas em democracia.

“Nós conhecemos bem a responsabilidade que advém do facto de o PSD ser poder há muitos anos”, disse à Lusa o recandidato, acrescentando que “tem tudo para estar otimista” em relação ao resultado do dia 26 de setembro, “pela consciência do trabalho feito durante estes quatro anos”, mas que é “com a mesma humildade” que se apresenta ao escrutínio dos eleitores.

O PSD venceu as últimas eleições Autárquicas no concelho com pouco mais de seis mil eleitores, obtendo 48,4% dos votos contra 44,3% alcançados pelo movimento “Juntos por Carrazeda” que juntou PS, CDS-PP e alguns elementos do PSD.

Os social-democratas têm três vereadores e o movimento dois no executivo municipal onde as preocupações dominantes em quase metade do mandato foram as consequências da pandemia de covid-19, que João Gonçalves antevê irá também ser o desafio do próximo mandato.

“Temos que ter os serviços municipais preparados para detetarem e proporem apoios aos problemas que vão surgir junto das famílias, empresas e comunidade”, afirmou.

Tendo em conta que o concelho tem uma população envelhecida, com poder económico menor e estratos sociais mais desfavoráveis, o recandidato teme que as populações locais venham o sentir os impactos pós-pandemia e defende que a autarquia tem de estar atenta “para minimizar esses impactos”.

“Temos também de ter consciência de que o próprio país poderá ter mais restrições orçamentais e que as famílias e empresas possam sofrer com essas restrições a nível central”, alertou.

João Gonçalves propõe-se dar continuidade aos projetos estruturantes iniciados no atual mandato, como a nova barragem da Veiga, um investimento de 12 milhões de euros para criar mais 600 hectares de regadio, e a ampliação do parque industrial com um orçamento provisório de 3,5 milhões de euros.

Além da recandidatura do atual presidente do PSD, só a CDU apresentou já Manuel Madureira como candidato à Câmara de Carrazeda de Ansiães.



PARTILHAR:

II Aquae Flaviae International Congress

Mais de 90 operacionais combatem fogo em Mesão Frio