A Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, esteve de visita ao CIARA e aos Lagos do Sabor no dia 28, na sequência do Governo mais próximo e do Conselho de Ministro realizado em Bragança.

O autarca de Torre de Moncorvo tinha lamentado a ausência do governo naquele concelho durante a iniciativa “governo mais próximo”, sabemos agora que o próprio António Costa lhe terá telefonado e “justificar” a ausência e a acertar uma próxima visita já para o próximo dia 13 de março,  para apresentação do projecto de reabertura das minas de ferro de Torre de Moncorvo.

Entretanto Isabel Ferreira esteve em Moncorvo, a conhecer o território dos Lagos do Sabor, onde foi recebida pelos quatro presidentes de Câmara e a equipa responsável da Associação de Municípios do Baixo Sabor que apresentou as linhas de orientação e o Plano Estratégico e Desenvolvimento do Baixo Sabor.

Foi apresentado o projeto que dá pelo nome de "Sabor Lake Resort" e que tem como objetivo potenciar o turismo, nomeadamente na sua componente fluvial, a Secretaria de Estado mostrou-se recetiva de forma a enquadrá-lo num dos programas de financiamento dentro do “Portugal 2030”

A Secretária de Estado, Isabel Ferreira esteve também no Centro de Interpretação Ambiental e Recuperação Animal do Baixo Sabor (CIARA), onde fica instalado o maior túnel de voo do país, e que já recebeu mais de duzentas aves selvagens para recuperação da região de Trás-os-Montes e até de Espanha, onde não existe nenhum túnel de voo com esta profundidade, devolvendo cerca de 78% de animais ao seu habitat.

A própria Isabel Ferreira experimentou o simulador de voo instaladdo no CIARA e que permite através de realidade virtual, que os utilizadores se coloquem na pele de um pássaro e experienciem o voo de três tipos de espécies, como a Águia-de-Boneli, o Grifo ou até mesmo o Falcão Peregrino.

De seguida Isabel Ferreira percorreu de automóvel o Circuito Panorâmico Automóvel dos Lagos do Sabor, numa paisagem de cortar a respiração sobre o rio sabor e Santo Antão da Barca.

No fim do dia esteve ainda a convite do Presidente da Câmara de Alfândega da Fé  e o presidente da junta de freguesia Ricardo Pimentel no Centro de Interpretação do Território em Sambade onde ficou a conhecer melhor as tradições os costumes e as potencialidades deste concelho.


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Podence e o seu entrudo trouxeram muita gente a Trás-os-Montes

Jovem de 24 anos desaparecida há três meses em Montalegre