"Por trás das montanhas... O futuro do presente" é o nome da publicação lançada na passada sexta-feira pela escola da Misarelacoop. O livro, que foi coordenado pela professora daquela escola Maria do Céu Penso, ex-jornalista do SemanáDTOM, faz uma análise a toda a área geográfica do concelho, centrando-se, porém, na artéria que compõe o espaço circunscrito à esfera da escola. A obra descreve as potencialidades do Barroso e os seus constrangimentos, apontando, ao mesmo tempo, em jeito de ensaio, algumas soluções de revitalização de toda essa mancha rural.

Para o seu lançamento, a escola da Misarelacoop contou com um especialista em assuntos do mundo rural, Artur Cristóvão, professor catedrático da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), envolvido, há longa data, em projectos nacionais e internacionais ligados ao espaço rural. Este especialista abordou as grandes problemáticas da ruralidade, que ocupa "80 por cento" de toda a área geográfica, quer a nível europeu, quer a nível nacional.

Artur Cristóvão referiu a crescente "desertificação humana", apontando as principais causas que a motivaram. Entre elas salientam-se as políticas de desenvolvimento dos países, centradas no crescimento económico; a progressiva industrialização e modernização agrícola; e o desenvolvimento do urbanismo. Para inverter este ciclo de "desvitalização" das áreas rurais, o docente da UTAD apontou algumas soluções, como a criação de emprego e o desenvolvimento das acessibilidades.

O livro

O livro agora apresentado, da responsabilidade do departamento de Língua Portuguesa, nasceu de uma conversa informal com o presidente da cooperativa, Fernando Ramos, ao qual foi lançado o desafio de criar um pequeno volume sobre a região. Uma ideia que obteve o seu apoio incondicional, bem como dos restantes elementos da direcção da cooperativa.

A apresentação da obra foi feita no âmbito da semana da Língua Portuguesa, levada a cabo todos os anos naquele estabelecimento de ensino. Do programa da sua apresentação, realizada sexta-feira, dia 31 de Maio, fez parte ainda a atribuição de prémios aos alunos participantes do concurso "jogos florais". Este concurso, organizado todos os anos pelo departamento de Língua Portuguesa, visa criações literárias, em prosa ou poesia, e está sujeito a uma temática. Este ano, e para estar em consonância com o tema do livro apresentado, os "Jogos Florais" tinham como objectivo descobrir ou inventar "o nosso amanhã". Os premiados foram os cinco alunos que damos a conhecer nestas páginas. Todos receberam prémios em livros, uma forma de estimular a leitura.



PARTILHAR:

Para mostrar uma alimentação mais saudável

Projectos-piloto