Um incêndio destruiu hoje o edifício de um centro de apoio ao idoso em Jou, concelho de Murça, de onde saíram ilesos os utentes e colaboradores, disse fonte dos bombeiros.

O comandante dos bombeiros de Murça, Ricardo Inácio, disse à agência Lusa que quando os operacionais chegaram ao local, o edifício “estava totalmente tomado pelas chamas”, tendo ficado inoperacional.

Dentro do centro de dia estavam, na altura, 10 idosos e três colaboradores, que, segundo o responsável, quando se aperceberam do fogo saíam para o exterior do edifício.

As causas do incêndio no centro, que está instalado numa antiga escola primária, vão ser investigadas pelas autoridades policiais.

Ricardo Inácio disse que se trata de um edifício com cerca de 50 anos, de construção antiga, pelo que a propagação do fogo “foi muito rápida” e o “combate difícil”.

Foram os vizinhos que lançaram o alerta, depois de verem fumo no telhado, tendo sido cumprido o plano de evacuação.

O alerta foi dado às 12:50 e para o local foram mobilizados 14 pessoas e sete viaturas, entre bombeiros, GNR e Proteção Civil municipal.

A presidente da Junta de Freguesia de Jou, entidade responsável pelo centro, disse que a resposta social está garantida, e que aquela autarquia vai manter o apoio aos idosos, quer através de uma sala num outro edifício ou do serviço domiciliário.

“A partir da próxima semana estamos a pensar em retomar as atividades”, salientou Helena Teixeira.

O centro, que funciona desde 2015, presta apoio a um total de 13 utentes durante o dia e ali realizam várias atividades.

 



PARTILHAR:

Cerca de 300 participantes esperados em passeio de BTT

Municípios Ribeirinhos do Douro pretendem ser o maior Agrupamento Territorial da Europa