O presidente da câmara de Vimioso está «frustrado» pelos sucessivos pareceres negativos do Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade ao projecto de construção de uma mini hídrica na ribeira de Angueira.

\"O projecto teve início há cerca de nove anos e já é o quarto ou quinto parecer negativo da parte do ICNB ao empreendimento\", disse o autarca à agência Lusa. O empreendimento, orçado em cerca de 6 milhões de euros, contará com uma turbina geradora capaz de produzir 11.64 Gigawatts/hora (Gwh) de energia.

Trata-se de um empreendimento desenvolvido pela Hidroerg-Projetos Energéticos, Lda, em conjunto com as Câmaras de Vimioso e Mogadouro, destinado à produção de energia. O aproveitamento hidroeléctrico será construído no troço final do rio Angueira, abrangendo as freguesias de Algoso e São Martinho do Peso. A produção de energia será feita em regime de exploração a \"fio-de-água\", utilizando, apenas, os caudais \"disponíveis após as utilizações prioritárias\", nomeadamente para \"fins ecológicos\".

"Este projecto tem um elevado potencial económico para os dois municípios (Vimioso e Mogadouro). Actualmente geramos, em média, cerca de 5 por cento de receitas próprias, o que é muito pouco numa altura em que os municípios atravessam uma fase de supressão de verbas provenientes da administração central\", frisou o autarca transmontano.

O local escolhido pela autarquia fica a jusante da zona de confluência do rio Angueira e da ribeira da Ponte de Pau, nas proximidades de uma ponte do século XVII que liga Algoso, no concelho de Vimioso, a Valcerto, já no município de Mogadouro.

"O projecto tem viabilidade económica garantida. Ao fim de cinco anos as receitas geradas deverão cobrir o investimento efectuado sendo uma mais-valia para os dois concelhos do planalto mirandês \", realçou José Rodrigues.

No entanto, o Estudo de Impacto Ambiental refere que a albufeira da barragem poderá ter impacto \"negativo\" na fauna e flora exigente nas margens da ribeira de Pau, nomeadamente ao nível de plantas como o bucho ou de animais como a lontra.



PARTILHAR:

Sexta dia 21

Ténis de Mesa