A Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN) iniciou este mês uma intervenção de conservação e restauro nas 16 pinturas de Grão Vasco pertencentes à igreja Matriz de Freixo de Espada à Cinta. Financiado pelo Programa Operacional do Norte (ON2), o projecto está orçamentado em 56.147 euros e será executado nos próximos seis meses.

A igreja Matriz de Freixo de Espada à Cinta, classificada como Monumento Nacional, alberga um importantíssimo acervo composto por este conjunto de 16 pinturas quinhentistas, sobre madeira, da escola de Grão Vasco, pertencentes ao primitivo retábulo da igreja e integradas, no século XVIII, num conjunto de talha barroca localizado nas paredes da capela-mor.

Devido a problemas de natureza estrutural diagnosticados na abóbada quinhentista, e que implicaram consolidações e reposicionamento de alguns elementos graníticos, foi necessário proceder-se à colocação em local reservado do conjunto pictórico, trabalho que implicou na altura a adopção de medidas de carácter preventivo e respectivo acondicionamento no interior da igreja. Na intervenção agora iniciada será assegurada a conservação para o futuro deste importante espólio do século XVI.

Grão Vasco, cujo nome de baptismo é Vasco Fernandes, o mais célebre de todos os pintores portugueses da primeira metade do Século XVI, desenvolveu uma arte essencialmente religiosa, tendo deixado várias referências artísticas em Portugal.

A Porto Restauro, Lda é a empresa responsável por esta intervenção. No seu currículo conta-se um vasto conjunto de projectos efectuados para diferentes entidades, de onde se destacam os trabalhos de conservação e restauro realizados num conjunto de pinturas pertencentes ao Mosteiro de Salzedas, da autoria de Bento Coelho da Silveira, Grão Vasco e Pascoal Parente e ainda no grande painel do Juízo Final da Sé do Porto.



PARTILHAR:

Polémica continua

Mais quatro unidades deste tipo