Desde ontem, o bloco operatório do Hospital de Mirandela está encerrado entre a meia-noite as oito horas. No entanto, a Administração decidiu manter um médico em presença física.

António Marçoa, vogal do Conselho de Administração do CHN, explica que, em caso de urgência, havendo necessidade de realizar uma intervenção, nesse período, os doentes são acompanhados e estabilizados pelo cirurgião que está em presença física, garantindo todas as condições para que o doente seja encaminhado para o serviço de cirurgia de Bragança, onde está um médico de presença física e outro de prevenção.

Aquele responsável justifica a decisão da Administração, com o facto de, em 2006, ter havido um registo de 230 episódios de urgência, nos serviços de cirurgia, durante a noite, sendo que o número de intervenções, nesse período, foi de apenas uma por mês, pelo que \"terá de haver alguma razoabilidade\".

O presidente da Câmara de Mirandela reafirma que a Administração do CHN não está a cumprir a lei no que diz respeito às valências médicas obrigatórias numa urgência médico-cirúrgica, que, para poder funcionar, \"tem de dispor de bloco operatório a funcionar 24 horas por dia.\"



PARTILHAR:

Barragens estão quase cheias

Dois anos de suspensão e uma multa de 250 euros.