Uma equipa de alunos da Escola Básica e Secundária de Carrazeda de Ansiães, os “Hermónicos”, venceu a edição deste ano do MEDEA, um projeto da Sociedade Portuguesa de Física (SPF) e da REN – Redes Energéticas Nacionais.

O projeto MEDEA destina-se a promover o conhecimento da Física e o estudo dos campos eletromagnéticos junto dos jovens portugueses e da sociedade em geral.

Os “Harmónicos”, compostos por Ivo Moutinho, João Fernandes, Margarida Carvalho e Pedro Custódio, alunos do 12.º ano de Física de Carrazeda de Ansiães, com a coordenação do professor Carlos Pires, fizeram 385 medições do campo magnético num troço de linha de alta tensão entre dois postes.

De acordo com as conclusões do projeto, os valores obtidos situam-se “bastante abaixo do limite” estabelecido pela Comissão Internacional para a Proteção de Radiações Não - Ionizantes, “com possíveis efeitos negligenciáveis na saúde”, segundo os promotores.

O júri atribui ainda duas menções honrosas a equipas de escolas de Valongo e Penafiel, no âmbito do projeto MEDEA que vai na 12.ª edição e é dirigido aos alunos do 10.º ao 12.º ano dos ensinos secundário e profissional.



PARTILHAR:

Projeto "Inspira" com 40 artistas e 70 espetáculos para promover o Douro

Hernâni Dias (PSD) concorre a 3.º mandato à frente da Câmara de Bragança