O secretário de Estado adjunto das Obras Públicas salientou hoje, em Valpaços, as \"centenas de milhões de euros\" que o Governo está a investir na construção e beneficiação de estradas na região transmontana.

Paulo Campos, que falava à margem da inauguração oficial da variante de Valpaços ao Itinerário Principal 4 (IP4), referiu o \"investimento significativo\" em termos de acessibilidades que o Governo está a efectuar e que classificou como fundamental para a mobilidade e desenvolvimento deste território.

As obras mais emblemáticas, para o responsável, são a A24, que estará concluída em Julho de 2007, e vai ligar Viseu à fronteira de Vila Verde da Raia, em Chaves, e ainda a construção das auto-estradas Túnel do Marão e Transmontana, que vão ligar Amarante a Bragança.

\"O Túnel do Marão, entre Amarante e Vila Real, sentiu um ligeiro atraso na fase preparatório de lançamento do concurso, mas este foi já remetido publicação. Portanto muito proximamente iniciar-se-á o concurso para a sua concessão\", frisou.

Relativamente à auto-estrada Transmontana, que vai ligar Vila Real a Bragança, o membro do Governo disse que \"está-se a terminar o estudo prévio e, em breve, iniciar-se-ão os procedimentos ambientais necessários para que, ainda em 2007, se lance o concurso\".

\"Em ambos os projectos estamos dentro dos prazos para 2012 e ainda temos secretas esperanças de anteciparmos e termos a obra finalizada antes do prazo\", afirmou.

O governante destacou ainda a construção do IC26 e IC5 e os cerca de 20 milhões de euros que vão ser gastos na beneficiação das estradas 213, entre Valpaços e Chaves, e 216, entre Vila Pouca de Aguiar e Valpaços.

A variante de Valpaços ao IP4, que liga o Porto a Bragança, abriu dia 21 de Dezembro ao tráfego e facilita as ligações entre os concelhos de Valpaços e Chaves, no distrito de Vila Real, e Mirandela e Vila Flor, no distrito e Bragança.

Com 15,5 quilómetros e um investimento de 22,5 milhões de euros, esta estrada vai também interligar à rede dos principais itinerários da região, nomeadamente à A24, em Chaves, ao IP4, em Mirandela, e ao futuro IC5, em Vila Flor.

Quando estiver concluída a estrada entre Chaves e Vila Flor, através de Valpaços e Mirandela, a distância entre estes dois concelhos passa de 70 para 55 quilómetros e o tempo de percurso de hora e meia para 45 minutos.

Paulo Campos classificou esta obra como \"um bom exemplo\" já que foi concluída sete meses antes do prazo e sem derrapagens orçamentais.

O único lamento - frisou - foi um sinistro ocorrido em Junho e do qual resultou a morte de um dos trabalhadores.

O secretário de Estado referiu ainda que esta via vai ajudar à valorização e exportação dos produtos da região, nomeadamente o vinho, azeite e castanha, contribuindo para o desenvolvimento de Trás-os-Montes.



PARTILHAR:

Taça de Portugal 5ª Eliminatória

Pelouro da Cultura da Câmara de Mirandela