O Governo prevê investir 24 milhões de euros para dotar de banda larga os territórios de Trás-os-Montes que ainda não beneficiam de redes de última geração, afirmou hoje a secretária de Estado da Valorização do Interior.

“Por haver necessidade de investimento em termos de banda larga neste território é preciso 24 milhões de euros de investimento, para garantir que todas as casas, todas as empresas e todos os serviços desta CIM [Comunidade Intermunicipal] tenham cobertura”, indicou Isabel Ferreira, ouvida hoje na comissão de Administração Pública, Ordenamento do Território e Poder Local, na Assembleia da República, em Lisboa.

A governante disse ainda que o dinheiro para assegurar este investimento “está garantido” e que vai ser lançado até final do primeiro trimestre o concurso internacional.

A audição na Assembleia da República, em que participou também a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, aconteceu a requerimento do PS e do PSD, depois de uma deslocação dos deputados da comissão parlamentar de Administração Pública Ordenamento do Território e Poder Local à CIM de Terras de Trás-os-Montes, no distrito de Bragança, onde visitaram nove municípios.

Numa intervenção inicial, Ana Abrunhosa congratulou-se com a visita da comissão a este território e apresentou vários indicadores do Instituto Nacional de Estatística (INE) que demonstram que “tem havido dinâmica”, com o “número de empresas e exportações a duplicar, a taxa de desemprego a descer”.

“Eu não quero aqui colocar um cenário que não tenha em conta todos os problemas que conhecemos, quero evidenciar que nem tudo é mau. Tem havido uma dinâmica neste território”, sublinhou, recusando, contudo, desenhar um “quadro cor-de-rosa”.

Maioritariamente, o debate sobre esta matéria gerou consensos à exceção do Chega que, através do deputado Bruno Nunes acusou o Governo de vir à Assembleia da República “embelezar a região”.

Em resposta, Ana Abrunhosa acusou o deputado do Chega de não saber “nada de nada do que é o interior”, voluntariando-se a acompanhá-lo numa visita.

Já a deputada do PS Berta Nunes realçou o investimento que vai ser realizado naquele território no âmbito da transição digital, de forma a “acabar com as 'zonas brancas' [que não beneficiam de redes de última geração]” e facilitar o acesso à Internet.

Por seu turno, o deputado social-democrata José Silvano elogiou o trabalho que está a ser desenvolvido “em prol da região”, pedindo, no entanto, mais apoio ao regadio.

“O regadio tem de ser mais apoiado, em Trás-os-Montes se queremos uma agricultura mais competitiva”, frisou.



PARTILHAR:

Polícia Judiciária fez buscas na Câmara Municipal de Mogadouro

Bordalo II instala em Vimioso dois murais dedicados ao burro de Miranda