O Centro Histórico de Freixo de Espada à Cinta acolheu, no último fim de semana (21,22 e 23 de Junho), o Mercado Manuelino,  evento de recriação histórica, que teve a primeira edição em 2017.

D. Manuel I, que ficou para a História, para além de outros cognomes, como o Rei Afortunado, foi o tema escolhido pelo Município para edição de 2019.

Como mencionou Maria do Céu Quintas ao Diário de Trás-os-Montes: "D. Manuel cruza-se com a História de Freixo, não apenas pelo último Foral outorgado a Freixo ter sido no seu reinado, mas também pela expressiva Arte Manuelina que podemos encontrar em todo o nosso Centro Histórico". Para além destes pormenores, a Autarca mencionou outro "o Arquitecto da Igreja Matriz de Freixo, que é o mesmo dos Jerónimos, casou em Freixo de Espada à Cinta, portanto, era de toda a importância evocar esse período tão importante para a nossa História", concluiu.

Se a época Manuelina deu o mote e inspirou duas peças de teatro (o Casamento Manuelino e a Construção da Igreja Matriz) para um evento que se insere na promoção do Concelho, os cerca de 60 Expositores e um programa invejável, onde pontificam atracções únicas como: Torneio a Cavalo, Espectáculos de Fogo ou Desfile de Serpentes, muito contribuíram para a afluência de um evento que já tem data marcada para o próximo ano: 2º fim de semana de Maio ( 8, 9 e 10).


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Fernando Barros diz que estação dos CTT reabre em setembro

Investimento de seis milhões e meio para a Investigação na Universidade