O município de Freixo de Espada à Cinta assinou hoje com o Governo um protocolo transversal nas áreas da educação e ensino profissional, que permite que 50 alunos frequentem cursos técnicos equivalentes ao 12.º ano de escolaridade.

“Este protocolo hoje assinado é inédito, porque pela primeira vez junta dois ministérios numa oferta educativa. Por um lado, o Ministério da Educação e, por outro, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. No campo da inovação, estes cursos técnicos secundários vão dispor de uma oferta que será lecionada por professores, a que se juntam formadores do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), explicou à Lusa o secretário de Estado da Educação, António Leite.

O governante afirmou que se pretende que o protocolo assinado em Freixo de Espada à Cinta se replique noutros concelhos que não têm ensino até ao 12.º ano de escolaridade.

“Em Portugal são 33”, disse, acrescentando que se pretende que comecem a dispor de uma nova realidade educativa e formativa, através da implementação de cursos secundários técnico profissionais.

No caso de Freixo de Espada à Cinta, estão implementados três cursos secundários profissionais que dão equivalência ao 12.º ano de escolaridade e seguimento para o ensino superior, designadamente nas áreas do turismo, vitivinicultura, cozinha e pastelaria.

“O pontapé de saída para esta nova realidade educativa e de formação profissional foi dado em Freixo de Espada à Cinta, que é um concelho do interior e que tem a oferta educativa mais longínqua ao nível do país, que está a mais de 40 quilómetros [da escola secundária mais próxima], o que obriga os jovens a sair do seio familiar do seu município”, vincou o governante.

Nesta fase, nestes cursos estão inscritos 17 alunos do concelho de Freixo de Espada à Cinta e 13 de Cabo Verde.

São ainda esperados nos próximos dias mais 17 alunos cabo-verdianos, prevendo-se que este curso seja frequentado por meia centena de alunos das duas nacionalidades.

Já o secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, disse que estes cursos certificam a aprendizagem profissional e ao mesmo tempo dão equivalência ao ensino secundário.

“Trata-se de uma dupla aprendizagem entre o secundário e o profissional”, vincou o governante.

O presidente da Câmara de Freixo de Espada à Cinta, Nuno Ferreira, afirmou que o principal objetivo desta oferta educativa “ inédita” foi proporcionar às famílias que os seus filhos possam concluir o ensino secundário no seu concelho de origem.

“Há 17 famílias do concelho de Freixo de Espada à Cinta que não viram os seus filhos sair para fora da vila, para continuar o seu percurso académico ao nível do secundário. Atualmente é possível fixar alunos do concelho e de outras regiões do país, e até mesmo de outros países para complementarem os seus estudos secundários ou profissionais”, vincou o autarca socialista.

O município procedeu por administração direta à recuperação do edifício da antiga escola primária para aí instalar um novo polo educativo que, para o futuro, prevê a construção de uma residência para 40 estudantes, cozinhas para aulas práticas, entre outros equipamentos.

Este projeto está orçado em um milhão de euros e vai ser candidatado a fundos comunitários.




PARTILHAR:

Zona especial de proteção (ZEP) do Douro Património Mundial em consulta pública

Governo diz ser necessário encontrar soluções para preservação do mirandês