O incêndio que deflagrou esta tarde em Roalde, Sabrosa, no distrito de Vila Real, foi dado como dominado pelas 22:45, disse à agência Lusa o comandante dos bombeiros locais, José Barros.

O comandante referiu que estão a ser feitas manobras de rescaldo e de consolidação do fogo que começou às 15:37 e queimou uma área de pinhal e mato.

O trabalho irá prolongar-se durante toda a noite e, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) neste teatro de operações permanecem 155 operacionais e 45 viaturas.

Para o terreno foram também mobilizadas duas máquinas de rasto.

O vento forte que se fez sentir durante a tarde dificultou a ações dos operacionais no terreno.

 

Autarca de Sabrosa lamenta meios insuficientes no início do fogo

O presidente da Câmara de Sabrosa lamentou os meios insuficientes no início do incêndio que deflagrou hoje, em Roalde, e que queimou pinhal, levou à retirada de uma idosa de casa por precaução e de animais de um canil.

“O vento dificultou o combate ao incêndio e os meios, tendo em conta a quantidade de ocorrências ao mesmo tempo, criou-nos esse problema. Tivemos poucos meios quando o incêndio era nascente”, afirmou à agência Lusa Domingos Carvas.

Segundo o autarca, uma idosa foi retirada de casa, nas imediações de Fermentões, “por precaução” e levada para o centro desta aldeia e a Estrada Nacional (EN) 322 foi cortada ao trânsito para manobras dos bombeiros.

Durante a tarde foi lançado um alerta na internet para a existência de um canil e com a ajuda de voluntários foram retirados todos os animais para um local seguro.

Domingos Carvas disse ainda que “80% da área que já ardeu corresponde a pinhal”.

Também o comandante dos bombeiros de Sabrosa, José Barros, considerou que os meios "não foram suficientes para este teatro de operações” e explicou que o fogo “progrediu com muita rapidez” por causa do vento forte.

José Barros apontou preocupações com os “pontos sensíveis” nas aldeias de Fermentões e de Paços, onde o fogo progredia próximo de algumas habitações, arrumos agrícolas e estábulos de animais.

Foto: João Oliveira



PARTILHAR:

Incêndio que deflagrou na quinta-feira na Adeganha dado como dominado

Dois casos positivos em lar de Miranda do Douro