O Festival Gastronómico do Rancho regressa a 11 de fevereiro ao mercado municipal de Mirandela, com a opção de menos gordura e sal para quem tiver necessidade de cuidado com a alimentação, divulgou hoje a Câmara Municipal.

O município transmontano promove há seis anos, em parceria com a Associação Comercial e Industrial local, este festival, onde são servidas milhares de doses do típico prato de inverno, em Trás-os-Montes, confecionado com carnes de porco e de vitela, chouriço, massa, grão-de-bico e batata.

O festival coincide com o Dia internacional do Doente, 11 de fevereiro, e para assinalar a data a autarquia “lançou o desafio a dois restaurantes aderentes para a apresentação de uma proposta gastronómica mais indicada para pessoas com necessidades de uma alimentação cuidada”.

Desta forma, acrescenta, estará disponível uma opção confecionada “com reduzido teor de gordura e de sal”.

Depois de dois anos em regime de ‘take-away’, em que os apreciadores tiverem que levar o rancho para comer em casa, este ano o festival regressa ao mercado municipal de Mirandela, onde “cerca de 30 restaurantes do concelho” vão confecionar a popular refeição.

Segundo este município do distrito de Bragança, “em Mirandela este prato de inverno, comido à colher e acompanhado com pão tradicional e vinho da região, ganhou expressão nas ementas da restauração em dias de feira por ser uma refeição reconfortante e de fácil empratamento em períodos de maior afluência de clientes”.

“Ao longo de quatro edições presenciais, o Festival Gastronómico do Rancho tem juntado milhares de apreciadores deste prato típico transmontano”, segundo indica a autarquia, em comunicado, acrescentando que “a dinâmica crescente deste certame tem atraído público de vários pontos do país e também da vizinha Espanha”.

A partir de 02 de fevereiro estará disponível para venda, por sete euros, um ‘kit’ com malga, colher, caneca e duas senhas para pão e vinho, “que permite a degustação desta iguaria em todos os restaurantes aderentes”.



PARTILHAR:

Macedo espera “milhares de aficionados” na Feira da Caça e Turismo

Identificados dois suspeitos de vários furtos em Vila Flor