O festival Artimanha, em Vila Pouca de Aguiar, cruza entre 28 e 29 de julho a música, circo, teatro e moda, com um desfile de roupas reutilizadas e protagonizado por pessoas com necessidades especiais e crianças.

O diretor artístico, José Miguel Carvalho, disse hoje à agência Lusa que a inclusão e a sustentabilidade são os temas da terceira edição do festival cultural que se instala durante dois dias na vila do distrito de Vila Real.

O Artimanha é promovido pela associação Animódia (organização, produção e direção artística), em parceria com a Câmara de Vila Pouca de Aguiar.

O festival cruza o teatro, artes plásticas, música, circo, residências artísticas e a moda.

Assim, no primeiro dia, vão desfilar modelos locais, designadamente adultos com deficiência, utentes do Centro Social, alunos da Escola de Teatro Tia Micas e crianças da pré-escola.

Os modelos vão usar peças transformadas pela criadora aguiarense Rafaela Cunha, através de roupas de segunda mão da loja social da Cruz Vermelha de Vila Pouca de Aguiar e costuradas por voluntárias da Associação Vale de Aguiar e da Associação do Alvão.

Com este desfile inclusivo, pretende-se passar uma mensagem da sustentabilidade, mostrando que a roupa em segunda mão “também tem valor” e “pode ser adaptada”.

No final, segundo José Miguel Carvalho, as peças serão leiloadas e o valor angariado reverterá para a Cruz Vermelha.

Mas, de acordo com o responsável, o festival vai também ao encontro dos mais velhos e em isolamento social.

A iniciativa resulta de uma parceria entre a Animódia e o projeto “Família da Graça” e consiste em levar “palhaços visitadores” a utentes de lares de idosos.

O programa inclui a atuação da Banda Musical do Pontido, concertos de Aníbal Zola e Kumpania Algazarra, animação de DJ, bem como arruadas e a iniciativa “Pinta a Caixa”, que consiste em pintura urbana das caixas de eletricidade com temas alusivos ao concelho, como a feira das cebolas, os caminhos de Santiago ou o mel.

"O Artimanha está inserido em zona de baixa densidade populacional com raízes fortemente rurais e nasceu da ideia de se voltar para a comunidade a partir de dinâmicas cooperativas e destacando temas que caracterizam a região", salientou José Miguel Carvalho.

O festival está também inserido na Semana da Juventude, promovida pelo município de Vila Pouca de Aguiar, e que se estende entre os dias 26 e 29 de julho.




PARTILHAR:

Associação alerta para risco de fecho de centro de diálise privado em Vila Real

PSD de Vila Real condena chumbo do curso de Medicina na UTAD