É já no próximo fim de semana que se realiza a XVIIª edição da Feira Transfronteiriça das Arribas do Douro e Águeda, incluído nas festividades das Amendoeiras em flor 2017 e pretende solidificar as relações transfronteiriças entre países vizinhos que se complementam, prevendo-.se uma enorme afluência sobretudo de público espanhol em busca dos produtos genuínos das terras de seda.

Com realização em dois fins-de-semana, 11|12 e 18|19 de Março, o certame acolhe 80 expositores, 23 dos quais dedicados à gastronomia regional, nacional e ibérica, onde se evidencia a doçaria de amêndoa, enchidos, queijos e produtos biológicos, nomeadamente vinhos, azeites e cerveja.

O artesanato, elemento sempre presente na Feira Transfronteiriça, destaca-se com a Seda de Freixo de Espada à Cinta.

Saliente-se que Freixo de Espada à Cinta é o único território de toda a Península Ibérica onde, ainda, se trabalha a Seda de forma 100% artesanal, desde a plantação das Amoreiras até à concepção do produto final.

A Feira Transfronteiriça, tem-se afirmado, cada vez, como um hino ao relacionamento cultural, promocional e institucional com a Província de Salamanca.

Neste contexto, o programa das “Amendoeiras em Flor” contempla, sempre, actividades com a” marca espanhola”.

Nesta edição, para além da tradicional degustação ibérica de produtos regionais de Freixo de Espada à Cinta, Hinojosa del Duero e Saucelle, há a registar a actuação das Charras de Lumbrales (danças tradicionais) e a presença do típico desporto Basco, de corte de troncos de madeira e levantamento de pesos.



PARTILHAR:

Boas práticas de funcionamento dos refeitórios escolares

Chamas causam a morte a 326 animais