Com o lema “Celebremos ao sabor do que é nosso”, a Feira da Maçã, Vinho e Azeite regressa de 29 a 31 de agosto. Uma Feira que também é uma Festa que traz a Carrazeda de Ansiães, os Xutos & Pontapés, os DAMA e João Pedro Pais.
O evento visa promover os três produtos âncora do concelho de Carrazeda de Ansiães: a maçã, o vinho e o azeite, mas, em simultâneo assume-se como a maior festa do concelho de Carrazeda de Ansiães, com um arrojado cartaz de espetáculos que conta com grandes nomes como, DAMA, Xutos & Pontapés e João Pedro Pais, como cabeças de cartaz em cada um dos dias do evento.
Os DJ’s são cada vez mais uma atração e, este ano há boas notícias, no dia 29 de agosto a animação pela noite dentro fica a cargo dos Cromos da Noite, já no dia 30, a batida é para os amantes da música dos anos 80, com o DJ Berto Boss, que assegura o espetáculo “Forever 80’s”.
Além dos Djs principais, todas as noites há música “after hours”, pela madrugada, um espaço aproveitado essencialmente pela juventude.
Alias, a música está sempre presente na feira, bem como a animação garantida por grupos locais e não só, que condimentam com muita alegria esta feira.
Participam neste certame 120 expositores com maçã, vinho e azeite, mas também há artesanato, produtos regionais (frutos secos, mel, doces regionais, folares, bolas de carne, queijos, fumeiro e enchidos) assim como tasquinhas, onde tudo isto pode ser saboreado numa zona coberta com a particularidade de possuir e uma esplanada de apoio com vista privilegiada sobre o palco principal.
Os produtos que dão nome à Feira têm exclusividade na tenda principal de exposições, com mais de 1100 metros quadrados. Para além de comprar, os visitantes podem ainda degustar a gastronomia local.
A Feira conta também com um espaço dedicado às crianças, com atividades diversas, garantindo animação, diversão e aprendizagem.
Ao longo dos três dias de festa a autarquia tem a preocupação de promover a cultura local, através da realização do cortejo etnográfico, mas também da atuação de grupos locais, quer em palco, quer na realização de arruadas que espalham a música pelas principais ruas da vila.
No domingo, dia da festa da vila, destaca-se ainda a procissão dos oragos concelhios que percorre as principais artérias da vila a partir da 18h00, após a celebração da eucaristia na Igreja Matriz.
Maçã, vinho e azeite são base da economia local
O lema “Celebremos ao sabor do que é nosso”, compreende-se melhor quando sabemos que a receita gerada por estes três produtos, que são o pilar que sustenta a economia local, num ano de produção normal, pode ascender os 25 milhões de euros.
A maçã é o produto diferenciador, Carrazeda de Ansiães produz entre 25 a 30 mil toneladas de maçã por ano, o que o torna no maior produtor de maçã da região de Trás-os-Montes. Os pomares com macieiras ocupam 800 hectares dos 6 916 hectares de área agrícola do concelho. Mas não é a quantidade que distingue a maçã de Carrazeda, mas sim a qualidade e as características específicas, que resultam da própria área de produção, o Planalto de Ansiães, situado a 800 metros de altitude. O frio do Inverno e o calor que se sente no Verão são ideais para que esta cultura seja um sucesso, resultando em maçãs crocantes, duras, perfumadas, com bastante açúcar e extremamente saborosas.
O concelho possui 2800 hectares de vinhas trabalhadas por 1200 viticultores. As vinhas de Carrazeda de Ansiães são cultivadas nas encostas do Douro e do Tua e produzem vinho do Porto, mas também vinhos DOC com a qualidade reconhecida à Região Demarcada do Douro.
Por fim o azeite ocupa 1920 hectares da área agrícola do concelho. Os olivais plantados nos vales e encostas dos rios Douro e Tua, garantem azeites com um carácter único e distinto, obtido a partir das variedades típicas de Trás-os-Montes, como a Cobrançosa, a Verdeal e a Madural. Boa parte do trabalho de produção é feito à mão, porque o declive do terreno não permite a mecanização, nomeadamente na apanha, e talvez por essa razão, cada pingo deste ouro líquido, carrega a identidade desta terra.