A Feira da Alheira regressa a Mirandela, no fim de semana de 10 a 12 de março, com mais espaço para as vendas e atividades em torno do mais emblemático enchido deste concelho do distrito de Bragança.

Há mais de duas décadas que o evento serve de montra ao peso económico deste produto e, depois de dois anos de restrições devido à pandemia de covid-19, a 23.ª edição regressa ao modo presencial e alargada a mais zonas da cidade ribeirinha do rio do Tua.

A Câmara Municipal, que organiza o evento com a Associação Comercial e Industrial local, fez saber, em comunicado, que a novidade desta edição é “a expansão da área da feira” para a zona pedonal da Rua da República e dos jardins do mercado municipal, além do habitual Parque do Império, junto ao rio.

A alheira é o mais representativo produto de Mirandela e dos que tem maior peso económico, com um movimento anual de cerca de 30 milhões de euros só no concelho de origem, vendas a rondar as 6,5 toneladas e garante de cerca de 700 empregos em cozinhas regionais, mas sobretudo nos 12 grandes produtores e fábricas.

O enchido, com selo da Indicação Geográfica Protegida (IGP) e considerado uma das sete maravilhas da gastronomia de Portugal, é comercializado durante todo o ano, mas tem um dos pontos altos na Feira da Alheira, em março.

No fim de semana de 10 a 12, mais de 100 expositores são aguardados no evento que associa gastronomia, comércio e entretenimento.

“Considerado o ‘ex-líbris’ da cidade transmontana, a Alheira de Mirandela, produzida à base de ingredientes como as carnes de porco e de aves, azeite e pão de trigo, é o principal centro das atenções desta feira que é já uma referência a nível nacional e internacional”, refere a autarquia.

De acordo com o município, “para além de uma montra de produtos locais, este certame dá também ao público a possibilidade de interagir com o que de melhor se produz em Mirandela”.

A organização espera “a deslocação de milhares de visitantes” na “degustação de iguarias, prova de vinhos, sessões de ‘showcooking’ e o já habitual cartaz musical”.

Nesta 23.ª edição da Feira da Alheira, o centro da festa continuará a ser no Parque do Império, onde se concentrará a zona comercial, a restauração e os espetáculos.

Na zona pedonal da Rua da República ficará a área do artesanato, enquanto nos jardins do Mercado Municipal se realizará uma Feira à Moda Antiga, com tabernas e animação.

A Feira da Alheira de Mirandela é apresentada como “um dos maiores eventos da região”, salientando a organização que, “com mais de duas décadas de história, esta celebração anual atrai público de todos os pontos do país, e da vizinha Espanha”.




PARTILHAR:

Mogadouro acolhe feira franca dedicada aos produtos locais

Peça "Nau, nau Maria" desmistifica Descobrimentos a partir das próprias crónicas