A XXIV Feira da Alheira de Mirandela, que arranca a 29 de fevereiro, vai ter mais um dia, dedicado ao setor da caça, disse hoje a presidente da câmara municipal na apresentação do evento.

Organizada pela autarquia com o apoio da Associação Comercial e Industrial local, que é a entidade gestora da Alheira de Mirandela, a feira, que está marcada entre 29 de fevereiro e 3 de março, começa um dia mais cedo do que o habitual, numa quinta-feira, e integra neste primeiro dia o 35º Encontro Venatório do Nordeste Transmontano e o Encontro Cinegético do Município de Mirandela, que prevê levar à região “500 entusiastas do mundo da caça”.

“Vamos incluir a cinegética, com atos venatórios. E vamos replicar o modelo do ano passado, ou seja, estender a feira por toda a cidade, do Parque do Império até ao Mercado Municipal. Julgamos que é um modelo que resultou e que vamos manter”, disse a autarca Júlia Rodrigues aos jornalistas.

São cerca de 90 expositores, distribuídos por uma área de 11.500 metros quadrados.

Atualmente no concelho de Mirandela contam-se 12 cozinhas regionais e sete indústrias, cinco delas com Indicação Geográfica Protegida (IGP).

Segundo os dados do município, o enchido gera, no concelho do distrito de Bragança com 21.384 habitantes, mais de 30 milhões de euros por anos. As empresas produtoras e os pontos de venda representam 750 postos de trabalho.

“Julgamos que a nível de postos de trabalho, diretos e indiretos, e de produtividade é o produto, sem dúvida, que mais certifica no território nacional e aquele que tem mais projeção além-fronteiras, dentro daquilo que são os produtos IGP”, afirmou a presidente de câmara.

Júlia Rodrigues destacou, por isso, que a alheira é “a imagem de marca de Mirandela”, a par dos seus ingredientes, como o azeite, o pão ou as carnes.

Por isso, frisou ainda a autarca, é necessário, mais do que a quantidade produzida, manter os parâmetros de qualidade na confeção.

“Para isso temos que ter o cumprimento do caderno de especificações da IGP da Alheira de Mirandela. E isso é que é importante nós afirmarmos”, considerou Júlia Rodrigues, acrescentando que a qualidade se tem afirmado ao longo dos anos.

A cerimónia de inauguração oficial está marcada para as 18h de dia 29 deste mês.

Ao longo dos dias vão estar presentes quatro chefe de cozinha com ligações à região, no Espaço Saborear, que vão ensinar as melhores técnicas para degustar os produtos locais.

Do programa constam ainda exposições, um desfile equestre, um passeio de um trial motar, organizado pelo Moto Clube de Mirandela e animação musical, no Parque do Império.

Na sexta-feira à noite, dia 1 de março, atua Rebeca. Sábado é a vez de Jorge Guerreiro e a Banda 1º de Maio de Mirandela sobe ao palco domingo à tarde.

A Feira da Alheira representa um investimento que ronda os 200 mil euros.



PARTILHAR:

Projeto com 1,9ME para usar inteligência artificial no controlo de águas termais

PR promulga decreto que restaura Casa do Douro como associação pública