Quase oito milhões de euros para 2017 é a verba que o município de Murça tem para continuar as obras de ampliação da zona industrial, requalificar a Escola Eb 2,3 e Secundária de Murça, entre outros projetos.

 

As Grandes Opções do Plano e Orçamento da Câmara Municipal de Murça para o ano 2017, foram aprovadas, no passado dia 28 de outubro, em reunião do executivo municipal e em reunião de Assembleia Municipal no final do mês de novembro.

O Orçamento do município de Murça para o ano 2017 será de quase oito milhões de euros (7.990.578,00€), traduzindo um aumento de cerca de 0,56 por cento (%) ou 352 mil euros relativamente a 2016, refletindo o percurso de consolidação orçamental que o executivo municipal liderado por José Maria Costa iniciou em 2013.

Tendo em consideração a situação macroeconómica que o país atravessa, bem como às diretrizes que o Estado impõe através do quadro legal em vigor em matéria de execução orçamental, o “executivo define o rigor, a transparência na gestão, e a correta e cuidada aplicação dos dinheiros públicos como princípios fundamentais da sua política orçamental”.

Com sentido de justiça e equidade social, o município murcense pretende continuar, em 2017, com a redução das taxas de IMI e a racionalização das políticas sociais e culturais. “Pretendemos continuar as obras de ampliação da zona industrial, requalificar a Escola Eb 2,3 e Secundária de Murça, iniciar a ampliação do Cemitério Municipal da Vila de Murça, bem como intervenções diversas  em todas as freguesias”, defende o executivo. “O apoio às diversas associações e juntas de freguesia está igualmente assegurado. Também estão garantidos os financiamentos através de candidaturas ao Norte 2020”, acrescenta, em comunicado enviado à redação do Diário de Trás-os-Montes. Mas estas são só algumas das iniciativas previstas no Orçamento Municipal para o próximo ano da Câmara de Murça.

José Maria Costa ressalva o facto do orçamento, além de ser “rigoroso, transparente e realista, tem o cuidado de continuar a evitar futuros problemas financeiros, nomeadamente no que respeita a dívida de curto e longo prazo e que também permita fazer algum investimento”. “O nosso orçamento em relação ao ano anterior, tem mais 350 mil euros. Estes são necessários para integramos alguns investimentos previstos e atingirmos uma taxa de execução elevada dos mesmos”, defende o autarca, que continua empenhado em manter a redução do endividamento municipal.

“Prova disso mesmo foi a redução de quatro milhões de euros na dívida de médio e longo prazo desde que lidero os destinos da autarquia, prevendo que encerremos o ano com um passivo de pouco mais de cinco milhões de euros (5.128.881,16€)”, advoga o edil murcense, sendo que estes documentos estão disponíveis para consulta no site do município.

Recentemente, foi ainda anunciado que a Câmara Municipal de Murça integra os trinta municípios portugueses com melhor desempenho financeiro em 2015, de acordo com o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, estudo divulgado pela Ordem dos Contabilistas Certificados.

 



PARTILHAR:

Ação solidária de Natal acarinha doentes em fim de vida

Embarcações no Douro vão ser acompanhadas em tempo real