O novo sistema RIS vai aumentar a competitividade da via através do intercâmbio de informação entre embarcações, eclusas, terminais e portos.

As embarcações que naveguem no Douro a partir de 2017 vão ser passar a ser geridas e acompanhadas em tempo real graças ao RIS – River Information Services.

“Estes serviços serão prestados com base num conjunto de sistemas de gestão de tráfego e de apoio à navegação, que se encontram em fase de testes e de formação interna e que vão colocar o Douro ao nível das melhores vias fluviais da Europa”, revela um comunicado oficial da APDL – Administração dos Portos de Leixões e do Douro, que é igualmente responsável pela gestão da Via Navegável do Douro.

Em termos complementares, o sistema RIS vai aumentar a competitividade da via, uma vez que otimiza a gestão dos recursos da cadeia de transporte fluvial, através do intercâmbio de informação entre embarcações, eclusas, terminais e portos.

“Para além de contribuir para a segurança da navegação e de promover a competitividade da via, os serviços RIS têm ainda como objetivos proteger o meio ambiente e apoiar as autoridades em situação de calamidade, mantendo um registo permanente da situação da via, dos recursos disponíveis, da sua localização e facilitando a sua ativação e conjugação em caso de emergência”, assegura o referido comunicado da APDL.
Nuno Silva/JE



PARTILHAR:

Executivo murcense reduz dívida em mais de quatro milhões

Circuito de Vila Real eleito melhor traçado citadino do Mundo