Uma homenagem ao escritor Miguel Torga (1940-1995), junto à sua campa, no cemitério de São Martinho de Anta, e um concerto de Joana Alegre, que canta poemas do escritor, assinalam a passagem de 28 anos sobre a sua morte, na próxima terça-feira, anunciou hoje o município de Sabrosa, no distrito de Vila Real.

Na tarde de terça-feira, pelas 16:30, realiza-se uma romagem à sepultura do escritor, no cemitério de São Martinho de Anta, sua aldeia natal. Pelas 21:00, no Espaço Miguel Torga, também em S. Martinho de Anta, a cantora Joana Alegre apresenta o concerto “Entre a Música e a Poesia”.

“Em ‘Entre a Música e a Poesia’, Joana Alegre dará voz a poemas de Miguel Torga, num espetáculo intimista no qual visita autores portugueses e a própria obra da cantautora”, segundo comunicado da Câmara de Sabrosa.

Miguel Torga é o pseudónimo literário do médico Adolfo Correia da Rocha, que literariamente se estreou em 1928 com “Ansiedade”. Torga escreveu poesia, ficção, como “Fábula das Fabulas” (1982), teatro e ensaios. De 1941 a 1994, manteve, regularmente, a publicação do seu Diário, tendo totalizado 16 volumes. Torga foi distinguido com vários galardões, entre eles o Prémio Camões, na sua primeira edição, em 1989.

 Miguel Torga nasceu em 12 de agosto de 1907, em São Martinho da Anta; morreu em Coimbra, em 17 de janeiro de 1995, aos 87 anos.



PARTILHAR:

Presidente da Câmara de Mondim de Basto regressa após quatro meses de ausência

Adesão à greve "de 100%" dos trabalhadores de jogo do Casino de Chaves - Sindicato