Os bons, altos e dignificantes momentos do clube da Luz foram revividos em duas das maiores glórias do futebol português, Eusébio e Simões, que se viram alvo de justa e merecida homenagem por todos quantos encheram o salão do Centro Cultural Português, em Fall River.
Tomariam parte na mesa de honra conhecidas figuras da família benfiquista, apresentados pelo ferrenho adepto dos encarnados, Afonso Costa.
Rodeando Simões e Eusébio, António Frias grande apoiante, e esposa, Manoel Barbosa, director das Casas do Benfica, cônsul geral de Portugal em Boston, Américo Madeira Barbara; presidente da Casa do Benfica de Fall River, Liberal Silva; Mayor Ed Lambert, conselheio municipal Alfredo Alves, Luís Filipe Vieira, gestor do Benfica-Futebol SAD. Ao lado da mesa de honra os “heróis” da representação benfiquista em Fall River: Liberal Silva, João Silva, Paulo Ferreira e José Evaristo.

As Casas do Benfica (vizinhas) honraram com a sua presença a oficialização da congénere de Fall River, que descerrou uma placa alusiva ao acontecimento na sede da organização. Casa do Benfica de Cambridge, Manuel Massa; Casa do Benfica de Cranston, José Faria.
Mas além destas presenças vieram apresentar saudações a Sociedade Cultural Açoriana.

Manoel Barbosa, presidente das Casas do Benfica, disse: “Posso anunciar que a Casa do Benfica de Fall River terá o número 174. O Benfica está a nível mundial à frente do Manchester United, com mais 92 representações. O mérito é vosso, porque não deve ser fácil manter estas casas abertas”

Simões um dos grandes do Benfica: “Posso compreender o vosso sentimento pelo Benfica, pois que tal como todos vós também estive por aqui radicado. O meu apreço por todos vós que longe do nosso país mantêm fortes laços à origem”, disse Simões, um dos grande ídolos dos benfiquistas.
Eusébio, o maior do futebol português e dos maiores do mundo.

“Este convívio é um orgulho para quem vem de Portugal e encontra nos EUA todo este entusiasmo em volta do Benfica”, disse Eusébio referindo-se aos presentes e mais tarde às velhas glórias, que em conjunto com ele viveram os mais altos momentos do clube da Luz. “Deixo um grande abraço a todos vós na pessoa do presidente da Casa do Benfica de Fall River, Liberal Silva”.

Usariam da palavra António Frias, conhecido adepto do Benfica e amigo pessoal de Eusébio e ainda Liberal Silva, presidente da Casa do Benfica de Fall River.

“É importante que toda a gente entenda que o Benfica está numa fase de reconstrução, quer no âmbito desportivo, de infraestruturas, económico e financeiro e mesmo de credibilidade” — Luís Filipe Vieira, gestor do Benfica-Futebol SAD

Luís Filipe Vieira esteve uma vez mais entre nós e depois da inauguração da Casa do Benfica de Cranston, foi agora a vez de Fall River viver momentos semelhantes.
“O Benfica atravessa o momento mais crucial da sua vida. É importante que toda a gente entenda que o Benfica está numa fase de reconstrução, quer no âmbito desportivo, de infraestruturas, quer mesmo económica e financeira, quer mesmo de crediblidade”, começou por fizer Luís Filipe Vieira, fazendo uma referência à transparência de Manuel Vilarinho, presidente do Benfica. “A leitura que eu faço em termos desportivos da instituição, nomeadamente o futebol profissional, é que pela primeira vez nos últimos anos temos um grupo forte”, disse Luís Filipe Vieira, numa referência ao actual palmarés de jogadores sem no entanto acrescentar nomes de possíveis reforços, os quais em primeiro lugar serão dados a conhecer ao actual plantel.
“O Benfica deixou de ser um entreposto de jogadores. O Benfica tem hoje uma estrutura que lhe permite pensar em termos futuros, onde vai ser possível ganhar que é o que todos esperamos”, prosseguiu Luis Filipe Vieira perante um salão cheio de entusiastas do clube da Luz, que não poupavam aplausos aos visitantes.
“A construção da nossa equipa de futebol assenta na realidade, no bom ambiente que queremos dar à equipa e a toda a gente que nos rodeia”, disse o gestor da Benfica-Futebol SAD, focando em saída os valores familiares que devem ser um dos pontos de apoio do novo Benfica. “O Benfica voltou a reaver os princípios que nos nortearam. Para sermos campeões é preciso serem homens e bons chefes de família”, prossegiu o ilustre visitante, que não perdeu a oportunidade de focar o novo Estádio da Luz. “Podem crer que tudo foi bem sucedido, bem planeado e que o Estádio da Luz vai ser um grande sucesso e que será preenchido não só por simpatizantes e sócios do Benfica, mas sim por famílias completas. O Benfica tem por obrigação reactivar o conceito de família como foi no passado e estamos certos que o novo Estádio da Luz vai oferecer condições para tal”, prosseguiu Luís Filipe Vieira, sublinhando o facto de que para que o Benfica seja grande necessita do apoio de todos os benfiquistas.
“Gostaria de ver o Dia do Benfica não só festejado em Lisboa como também nos Estados Unidos. Posso dizer-vos que se me for possível tanto eu como minha esposa e filhos teremos todos o prazer em estar presentes”, disse o gestor da Benfica-Futebol SAD, passando a referir-se à possível da presença na Europa.
“Nem eu nem a direcção do Benfica neste momento está preocupada com a Europa.
Tudo o que foi planeado assenta no Benfica de hoje e não do Benfica do futuro. É muito mais importante conservar o Simão, o Mantorras e o Caneira”, disse Luís Filipe Vieira, tendo feito referência à lesão que afectou Simão Saborosa. “As declarações que ele fez depois da operação fazem dele um grande campeão. Temos de começar a pensar na viragem histórica do Benfica, que vai festejar 100 anos”, disse aquele responsável benfiquista, vendo as suas palavras sublinhadas por sucessivos aplausos.



PARTILHAR:

Universidade de Massachusetts em Dartmouth

Desporto para todos