Os convivas, na ordem dos 600, demonstraram que, afastados das origens, mantêm um forte elo de ligação ao torrão natal, fortalecido pelos visitantes vindos das Furnas e do Canadá.

Assim, tivemos entre nós Manuel Carreiro de Lima e esposa, Maria do Carmo Lima, José Manuel Carreiro, representante da Câmara da Povoação e presidente da Sociedade Harmónica Furnense, José Manuel Oliveira Melo, técnico de som da RTP/Açores.
A benção foi proferida pelo padre João Mendonça, furnense radicado por estas paragens dos EUA.
Raúl Rodrigues, presidente do convívio 2001 sublinhou as qualidades dos furnenses como amantes da música em todos os aspectos da arte, focando o poder de iniciativa de muitos dos presentes, entre os quais o homenageado Manuel Carreiro de Lima.

No decorrer da cerimónia, que teve por palco o Clube dos Pescadores, em New Bedford, foram lidas mensagens da Junta de Freguesia das Furnas, do padre Silvino Amaral, Gualter Guilherme, actualmente na Flórida. José Manuel Melo leu uma mensagem de Hermegildo Galante, secretário do Ambiente do Governo Regional dos Açores.

Lançamento do CD Serenatas das Furnas

Pela primeira vez foi produzido um trabalho discográfico em forma de disco compacto intitulado “Serenata das Furnas”, trabalho que a partir de agora preserva algumas das serenatas, uma tradição que desde os anos 40 passou a fazer parte do património cultural furnense. O lançamento teve lugar Heritage State Park, em Fall River. O mestre de cerimónias foi Luís Carreiro, tendo havido uma serenata da autoria de Viriato Costa. José Manuel Oliveira Melo fez uma palestra intitulada “As Serenatas das Furnas”. Álvaro Melo, produtor do CD, sublinhou o facto de além do trabalho ser boa recolha musical, um apontamento para a preservação da tradição furnense.



PARTILHAR:

Projecto florestal em Talhas

Solverde vence concurso