A empresa Savannah disse hoje que remeteu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) a informação adicional solicitada sobre o Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da mina do Barroso, no concelho de Boticas.

A mina do Barroso é um projeto da Savannah Lithium, Lda., empresa subsidiária da Savannah Resources Plc, que submeteu a 01 de junho à APA o EIA e o Plano de Lavra para o projeto de exploração de lítio na localidade de Covas do Barroso, concelho de Boticas, distrito de Vila Real.

Hoje, em comunicado, a empresa disse ter “concluído mais uma etapa”, no âmbito do EIA, com o envio à APA “de informação adicional sobre o projeto e que tinha sido solicitada pela instituição”.

Nesta informação, a Savannah afirmou que reforça o seu “compromisso em desenvolver e operar a mina do Barroso de forma responsável, sustentável e com impacto reduzido, o que trará benefícios sociais, ambientais, económicos e demográficos a todos os intervenientes no projeto, à região e a Portugal”.

“A companhia continua empenhada na aplicação das melhores práticas neste projeto, de forma a minimizar o impacto no ambiente e nas comunidades locais, trazendo ao mesmo tempo benefícios económicos significativos, de longo prazo, para todos”, disse David Archer, CEO (diretor executivo) da Savannah.

A empresa adiantou que “uma vez confirmada a conformidade do EIA", o que "poderá acontecer nas próximas semanas, o estudo será tornado público pela APA, como parte do processo de consulta pública".

A Savannah acrescentou ainda que o EIA “detalha todos os aspetos da exploração mineira e respetivos planos de intervenção, nomeadamente os de recuperação total da fauna e flora após o período de exploração”.

O projeto previsto para o concelho de Boticas está a ser contestado pela população local que criou a Associação Unidos em Defesa de Covas do Barroso (UDCB) para lutar contra a mina.

No comunicado, a empresa não específica dados sobre o EIA.

Na localidade de Covas do Barroso os populares têm apontado críticas à forma de exploração a céu aberto e preocupações relacionadas com a “dimensão da mina” e com os impactos ambientais.

Por fim, a Savannah disse que se trata “do mais significativo projeto de exploração de lítio na Europa Ocidental, sendo estruturante para a economia nacional e estratégico para reduzir a dependência deste mineral raro ao nível da União Europeia”.

Adiantou ainda que se “estima alimentar mais de 600.000 veículos elétricos através do lítio anualmente extraído das concentrações de espodumena existentes no local”.

PLI// ACG Lusa



PARTILHAR:

Os números que vão para além da sorte

Santa Marta de Penaguião cria transporte para ligar 1.500 pessoas à vila